23/02/12

Música Portuguesa - 25 anos depois da sua morte, a música e as palavras de José Afonso continuam atuais!

Zeca Afonso no Coliseu dos Recreios em 1983

«Que força é essa, Zeca?


25 anos depois da sua morte, a música e as palavras de José Afonso continuam atuais. Os tributos e homenagens multiplicam-se em várias cidades do país e o cantautor vive ainda na memória de muitos. Hoje queremos recordar José Afonso. Que memórias guarda de Zeca Afonso? Assistiu a algum concerto? Tem discos antigos em casa? Qual foi o maior contributo de José Afonso para a música e sociedades portuguesas?


“Admito que a revolução seja uma utopia, mas no meu dia a dia procuro comportar-me como se ela fosse tangível. Continuo a pensar que devemos lutar onde exista opressão seja a que nível for.” - José Afonso, in Associação José Afonso.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/que-forca-e-essa-zeca_2668.html

José Afonso - "Os Vampiros" - (ao vivo no Coliseu)

José Afonso - "Traz Outro Amigo Também"


Zeca Afonso - "Vejam Bem"
Zeca Afonso - "Os Índios da meia praia"
José Afonso - "A morte saiu à rua"


Zeca Afonso - "Filhos da Madrugada"


Zeca Afonso - "Maria Faia"~
Zeca Afonso - "Que Amor Não Me Engana"
Zeca Afonso - "Milho Verde"


"Maria Faia


Eu não sei como te chamas
Oh Maria Faia!
Nem que nome te hei-de eu pôr
Oh Maria Faia, oh Faia Maria!


Cravo não, que tu és rosa
Oh Maria Faia!
Rosa não, que tu és flor
Oh Maria Faia, oh Faia Maria!


Não te quero chamar cravo
Que te estou a engrandecer,
Chamo-te antes espelho
Onde espero de me ver.


O meu abalou
Deu-me uma linda despedida,
Abarcou-me a mão direita
Adeus oh prenda querida."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover