19/02/12

Animais - O Lusitano, como até à pouco tempo era conhecido é o mais antigo cavalo de sela do Ocidente!




«Puro Sangue Lusitano


História


O Lusitano, como até à pouco tempo era conhecido é o mais antigo cavalo de sela do Ocidente. Na sua longa história, esta raça pode-se gabar de ter feito quase de tudo, já foi utilizada na agricultura, na caça e mesmo em batalhas.


Os séculos de evolução tornam-no num cavalo versátil extremamente apto para os exercício de Alta Escola (Haute École). Exímio nos exercícios de gineta – desde o toureio até ao maneio do gado – o Puro Sangue Lusitano tornou-se no cavalo de eleição na maior parte das touradas portuguesas.


Tendo como habitat a região as extensas planícies do quente Sul da Península Ibérica, o Lusitano já deu origem a outras raças, como a Campolina. Entre os seus antepassados conta-se o resistente Sorraia e o bravo Árabe.


Descrição


O Puro Sangue Lusitano é um cavalo de grande porte, cerca de 160 cm nos machos e 155 cm nas fêmeas. A cabeça é de tamanho médio, esguia, guiando o olhar até às médias e finas orelhas. Os olhos são ligeiramente oblíquos com uma expressão viva e determinada. O peito é profundo e o costado bem desenvolvido. As espáduas são longas e a garupa é forte. Todo o cavalo é bem musculado, com linhas arredondadas e vem adornado com uma densa crina, longa e sedosa. Os Lusitanos pesam cerca de 500 Kgs.


Muito semelhante ao Andaluz, sendo ambos descendentes do cavalo de sela Ibérico, o Puro Sangue Lusitano manteve-se mais fiel às suas origens, com menos misturas de sangue de raças não ibéricas.


Pelagem


Ruço ou castanho, são as cores mais vistas no Puro Sangue Lusitano. Também admitidas são a baia, a lazã e a preta.


Temperamento


Muitas vezes descrito como nobre, o Lusitano é por vezes fogoso, outras dócil, mas sempre esforçado e mesmo sofredor. Não lhe falta coragem e agilidade, sendo um bom representante em todas as modalidades do desporto equestre. » in http://arcadenoe.sapo.pt/raca/puro_sangue_lusitano/376


(Cavalo Puro Sangue Lusitano - Coroado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover