28/02/12

Paleontologia - Uma equipa de paleontólogos espanhóis descobriu os restos fossilizados de uma nova espécie de tartaruga que conviveu com os dinossauros e ao que parece foi extinta com eles no período Cretácico!




«Descoberta nova espécie de tartaruga do tempo dos dinossauros


Uma equipa de paleontólogos espanhóis descobriu os restos fossilizados de uma nova espécie de tartaruga que conviveu com os dinossauros e ao que parece foi extinta com eles no período Cretácico.


Esta nova espécie foi baptizada de Polysternon isonae pelo reconhecimento do município de Isona i Conca Dellà, no Pre-pirineo de Lleida, local onde foi encontrada. Até agora eram conhecidas duas espécies de tartaruga do género Polysternon: a P. provinciale e a P. atlanticum.


Na escavação estiveram envolvidos investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont, do Museu da Conca Dellà e da Universidade Autónoma de Barcelona. Os trabalhos de investigação foram realizados entre 2008 e 2009, no Barranc de Torrebilles.


Normalmente, os restos fossilizados de tartarugas encontrados consistem apenas em partes isoladas da carapaça. Desta vez, os cientistas descobriram carapaças inteiras que ainda preservam partes do esqueleto.


Estes trabalhos permitiram verificar que esta espécie de tartaruga apresentava uma carapaça ovalada que mede 50 centímetros de comprimento e 40 de largura e que era um animal comum nestes ecossistemas. Habitavam a zona que atualmente corresponde ao sul de França e Península Ibérica, nas zonas mais profundas de rios e lagos.


O Pre-pirineo de Lleida é um dos locais mais ricos em fósseis de dinossauros que viveram entre 65 a 70 milhões de anos atrás. As montanhas que existem hoje eram na época planícies verdejantes junto ao oceano Atlântico com um clima tropical. Este território não era apenas habitado por dinossauros mas também por crocodilos e uma grande variedade de outras espécies cujas provas da sua existência foram protegidas sob a terra durante milhões de anos.» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Descoberta-nova-especie-de-tartaruga-do-tempo-dos-dinossauros?bl=1


(guilhersmasauro / Parabolandos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover