24/02/12

Justiça - O homem que foi absolvido, na quarta-feira, pelo tribunal de Lousada, do rapto de Rui Pedro disse hoje, numa entrevista à RTP, acreditar que o menor possa ainda estar vivo!




«Homem absolvido da acusação de rapto de Rui Pedro acredita que menor possa estar vivo


O homem que foi absolvido, na quarta-feira, pelo tribunal de Lousada, do rapto de Rui Pedro disse hoje, numa entrevista à RTP, acreditar que o menor possa ainda estar vivo.


"Até prova em contrário eu acredito sempre que O Rui Pedro está vivo", afirmou no programa Grande Entrevista.


Falando publicamente, pela primeira vez, após o julgamento que o absolveu, na quarta-feira, do crime de rapto agravado de que estava acusado pelo Ministério Público, Afonso Dias, acompanhado pelo seu advogado Paulo Gomes, disse hoje à RTP desconhecer o que aconteceu à criança de 11 anos que desapareceu no dia 4 de março de 1998.


"A partir das 13:55 (do dia 4 de março de 1998) nunca mais voltei a ver o Rui Pedro", afirmou, referindo-se ao menor desaparecido como "um irmãozinho" que sempre tratou com carinho.


"Não sei o que aconteceu. Ou foi rapto ou caiu dentro de um poço. Se ele não apareceu alguma coisa foi. Isso gostaria eu de saber", disse.


Afonso Dias afirmou nada ter a esconder, insistindo que sempre disse tudo o que sabia às autoridades policiais que investigaram o caso ao longo dos anos.


Questionado sobre o seu silêncio no julgamento, respondeu que não tinha nada a acrescentar ao que dissera na fase de inquérito, durante a qual sempre teve uma atitude colaborante.


"Eu não tinha uma vírgula a pôr ou a tirar", disse, observando que a sua posição estava no processo que deu origem a uma acusação.


Afonso Dias repetiu estar inocente da acusação do rapto de Rui Pedro, considerando "uma monstruosidade" ter sido acusado de uma coisa que reafirmou não ter praticado.


"Não tenho explicação para o que me fizeram", disse.


Sobre as declarações da prostituta que, em tribunal, garantiu ter estado com Rui Pedro no dia do desaparecimento e que o menor fora levado por Afonso Dias, este acusou-a de ter mentido em julgamento.


O entrevistado lembrou que ao longo de mais de 13 anos nunca a prostituta o identificou, mesmo quando com ele se cruzou no tribunal cinco dias após o alegado encontro com a criança.


Chorando e aludindo à sua condição de pai de um filho de 10 anos, Afonso Dias disse ter muita pena da família de Rui Pedro, asseverando não guardar qualquer rancor.


"Eu sempre compreendi a dor dos pais do Rui Pedro", referiu, acrescentando que é "inocente" e que "não merece que esteja a pagar" pelo que não fez.


No mesmo registo, lembrou que sempre foi carinhoso com o menor e com a sua família.


"Eu desejo-lhes a maior das felicidades", disse, referindo-se aos pais do menor desaparecido.


Num plano mais pessoal, Afonso Dias disse ter sido muito difícil passar pela acusação de rapto, sobretudo pela dor que os seus familiares sentiram nestes anos.


Afonso Dias foi absolvido, por falta de provas, do crime de rapto agravado para o qual o Ministério Público pedira "mais de sete anos de prisão".


No final do julgamento, a família do menor, através do seu advogado Ricardo Sá Fernandes, anunciou que iria apresentar recurso do acórdão.» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article1361733.ece



(As declarações de Afonso Dias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover