18/02/12

História - Gravuras com cerca de 5.000 anos estão a ser identificadas em penedos próximos da aldeia do Trebilhadouro, em Vale de Cambra, e podem integrar uma extensão de arte rupestre mais vasta, que se estima em cerca de 50 metros!



«Gravuras rupestres com 5.000 anos identificadas junto à aldeia do Trebilhadouro, Vale de Cambra


Gravuras com cerca de 5.000 anos estão a ser identificadas em penedos próximos da aldeia do Trebilhadouro, em Vale de Cambra, e podem integrar uma extensão de arte rupestre mais vasta, que se estima em cerca de 50 metros.


A informação é de Alexandre Rodrigues, o arqueólogo que coordena a investigação para a Câmara Municipal de Vale de Cambra e que declarou à Lusa que as espirais, linhas e fossetes agora em estudo correspondem aos cânones da chamada Arte Rupestre Atlântica e terão sido escavadas no granito, por picotagem, num período situado entre o Neolítico e a Idade do Ferro.


"Há um painel completamente visível, com duas espirais, várias covinhas e uma que parece ser o desenho de um machado. Mas, um pouco mais abaixo, encontramos outros indícios de gravuras e estimo que, num raio de 50 metros, haja muitas mais, sob a vegetação", revela o arqueólogo.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/gravuras-rupestres-com-5-000-anos-identificadas-junto-a-aldeia-do-trebilhadouro-vale-de-cambra_13825626.html


(El arte rupestre en la Península Ibérica)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover