«Amarante: Associação Portuguesa de Deficientes sensibiliza para a mobilidade em cadeira de rodas e às cegas
A Comissão Dinamizadora da Delegação Local de Amarante da Associação Portuguesa de Deficientes realizou, no passado dia 1 de Outubro, no Largo de S. Gonçalo um “Mini Percurso acessível/com obstáculos”.
A actividade, ao ar livre, consistiu em proporcionar à população amarantina a realização de um pequeno percurso em cadeira de rodas ou de olhos vendados, com o objectivo de poderem experienciar as dificuldades sentidas no dia-a-dia por todos aqueles que têm mobilidade reduzida.
Alertar e sensibilizar a população Amarantina, sem deficiência, para questões relacionadas com a mobilidade em cadeira de rodas ou sem recurso à visão foi o grande objectivo da iniciativa. Ao longo do dia, muitos foram aqueles que puderam observar de perto, cerca de 30 pessoas, maioritariamente jovens, realizaram este Mini Percurso, composto por vários obstáculos, tais como degraus, acesso ao multibanco, porta estreita.
Depois de realizada esta experiencia, os participantes verificaram que, muitas vezes, é impossível ultrapassar determinados obstáculos sem a ajuda de uma outra pessoa. A generalidade dos munícipes confrontou-se pela primeira vez com este tipo de iniciativas e, embora tivessem demonstrado um elevado nível de solidariedade e sensibilidade para a questão, sentiram algum constrangimento na realização do referido percurso.
O balanço final foi positivo pelo que, a APD Amarante, garante que este tipo de iniciativas vão-se repetir com maior regularidade e em diferentes locais.» in
http://www.averdade.com/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0MjMxIjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoxOiIzIjt9
Sem comentários:
Enviar um comentário