Excelente fotografia, tirada pelo famoso Eng. Alvelos, com data de Março de 1961, que o meu colega e amigo, Professor Pedro Gonçalves que lecciona a disciplina de História, me ofereceu amavelmente, integrada numa coleção de 20 Fotoselos Rotep, Caderneta n.º 4 de Março, de 1961.
O Eng. Alvelos, figura que Amarante injustamente esqueceu, era um ser muito inteligente e uma excelente pessoa, que tive a honra de conhecer em miúdo e que jamais esquecerei...
Mais informações sobre a Casa de Alvelos em Freixo de Baixo, Amarante:
http://retrovisor.blogs.sapo.pt/45791.html
«José de Magalhães e Meneses de Vilas-Boas
José de Magalhães e Meneses de Vilas-Boas, primeiro conde de Alvelos (Barcelos, 31 de janeiro de 1805 – 24 de Outubro de 1870). Alferes de Cavalaria no Regimento de Chaves(15-3-1827), ajudante do general Manuel Gregório de Sousa Pereira de Sampaio, 1.º visconde de Santa Marta, e Coronel de Milícias de Barcelos (3-12-1821). Moço fidalgo da Casa Real e Comendador das Ordens de Cristo e da Torre e Espada.
Eleito deputado por Barcelos, fez parte dos cinco Deputados Legitimistas que se recusaram a prestar juramento nos termos do regulamento, sendo convidados após votação unânime, a abandonar a Câmara.
Foi ainda grã-cruz da Ordem de São Miguel da Ala, sociedade secreta fundada em 1848 pelos Legitimistas. Senhor das Casa e Quinta de Alvelos em Freixo de Cima, Amarante, da Casa dos Vilas Boas em Airó, Barcelos e de muitas outras propriedades.
Recebeu o título carta de 19 de Setembro de 1853, por Dom Miguel I de Portugal.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Magalh%C3%A3es_e_Meneses_de_Vilas-Boas
(Estes são da esqª para a dtª: Teresa Belmarço, Jorge Morais, Madalena Brion, Pedro Alvellos, Stella Pereira de Carvalho, ?, ?, Margarida Pereira de Carvalho, com um agradecimento muito especial a Vera Futscher Pereira, que partilhou comigo estas informações)
«Casa de Alvelos
A casa de Alvelos, grande casa nobre do século XVI, foi solar da família Magalhães e Meneses, mais tarde Condes de Alvelos e Condes de Vilas Boas. Um sisma familiar em torno das lutas liberais ditou que o filho mais novo do Conde de Alvelos, Francisco Perfeito de Magalhães e Meneses, herdasse o título e a Casa de Alvelos. Os seus descendentes venderam-na em finais do século XIX à família Costa Barros, que receberam mais tarde o título de Viscondes de Alvelos.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Freixo_de_Baixo
"Casa de ALVELLOS não foi vendida à família Costa Barros, mas sim ao José Pinto Rodrigues da Costa, que mais tarde foi 1º Visconde de Alvellos.", recebi esta correção da Exma. Senhora Ilda de Jesus, a quem agradeço o pertinente e amável contributo!
Sem comentários:
Enviar um comentário