12/10/11

Acidentes - Faz hoje um ano que foram resgatados 33 mineiros que, durante mais de dois meses, ficaram presos numa mina do Chile!


«Mineiros chilenos resgatados há um ano estão desempregados e mais pobres



Faz hoje um ano que foram resgatados 33 mineiros que, durante mais de dois meses, ficaram presos numa mina do Chile. O jornal New York Times foi procurar estes homens para descobrir que a maioria está desempregada e sofre de stress pós-traumático.
Durante 69 dias o resgate destes homens foi acompanhado pelas televisões do mundo inteiro. Os ‘mineiros chilenos’ saltaram de debaixo da terra directamente para as luzes dos holofotes e foram tratados como heróis.
Depois do resgate, os mineiros beneficiaram de apoio de vários quadrantes da sociedade. Um magnata chileno da indústria mineira deu mais de oito mil euros a cada um, a dois que estavam noivos ofereceu duas casas e ajudou um deles, que encontrou a mulher com outro homem, a receber ajuda psiquiátrica.
Um ano depois as luzes desvaneceram-se, as ofertas de marcas e de pessoas individuais terminaram e a maior parte desses homens estão desempregados e mais pobres do que estavam antes de se tornarem celebridades.
Apenas uma mão cheia deles tem empregos estáveis, avança o NYT, apenas quatro voltaram a trabalhar em minas e dois tornaram-se comerciantes de frutas e vegetais. Um desses, Edison Peña, que está sob acompanhamento numa clínica psiquiátrica, resume o sentimento que lhes é comum: «fizeram-nos sentir que éramos heróis» para agora «acabarmos a vender amendoins».
SOL» in
http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=30780
Acabou a Festa do resgate e os holofotes mediáticos abandonaram os mineiros... e eles estão numa profunda miséria... na desgraça!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover