25/10/11

Arte Fotografia - João Martinho, com uma foto da Igreja do Convento do Carmo, em Lisboa, foi o vencedor português do concurso "Wiki Loves Monuments"!


«Fotografia do Convento do Carmo é a vencedora do concurso Wiki Loves Monuments

João Martinho, com uma foto da Igreja do Convento do Carmo, em Lisboa, foi o vencedor português do concurso "Wiki Loves Monuments". A imagem foi escolhida entre 16 mil por um júri que se reuniu no passado fim-de-semana em Sintra.

WIKI LOVES MONUMENTS 2011: OS VENCEDORES
Igreja do Convento do Carmo1º lugar no Wiki Loves Monumentos 2011 / Portugal. Licença CC-SA 3.0 © Joaomartinho63
O concurso Wiki Loves Monuments, que decorreu a nível europeu, atraíu mais de 5.500 voluntários em 16 países. Esta primeira edição internacional excedeu largamente as expectativa da organização. Nos 16  países aderentes (Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Espanha, Estónia, França, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal,  Roménia,  Rússia,  Suécia e Suíça) participaram 5.545  fotógrafos que apresentaram 163.481 fotografias a concurso.


Os 10 melhores classificados na categoria "Melhor Fotografia" ficam agora automaticamente apurados para a fase internacional do concurso, que reúne os finalistas dos 16 países participantes e que serão apreciados por um júri europeu em Novembro.


Foram ainda atribuídos um segundo e um terceiro lugar para a categoria "Melhor Fotografia", um prémio à melhor foto das Pousadas de Portugal  e três prémios aos  fotógrafos que submeteram o maior  número de  fotografias de diferentes monumentos.  Na categoria de  “Maior  Quantidade de Monumentos Distintos”   fotografados, venceu Frédéric Marie, que conseguiu concorrer com fotografias para 447 monumentos distintos.

Fotografar o património europeu - e partilhar gratuitamente as imagens
O  "Wiki  Loves Monuments 2011",  organizado pela primeira vez numa escala europeia,  decorreu durante  todo o mês de Setembro,  e  teve  como objectivo  captar  e partilhar   imagens do  riquíssimo património   construído   da  Europa.  O Velho  Continente   tem  centenas   de  milhares   de  monumentos históricos e culturais  importantes,  a maioria dos quais não dispunha ainda de  imagens gratuitas na Internet.  A Wikipédia é um dos poucos  locais de partilha  livre existentes na  Internet  que oferece um "porto seguro digital" para esse espólio. A iniciativa procurou que todos os monumentos passassem a ter  registos fotográficos recentes, para que todos os cidadãos do mundo pudessem ter acesso a este património.
"Em Portugal cruzamo-nos todos os dias com centenas de monumentos, sem nos apercebermos da sua  relevância   histórica e arquitectónica.  Criámos  um site onde todo esse   património   foi   listado   e  georreferenciado,  alertando para a sua  importância e convidando  todos a  tirarem o maior número de  fotografias possível. E os resultados foram surpreendentes!" - explica Nuno Tavares da organização do concurso em Portugal.

Alguns números da participação portuguesa:

  • 244 fotógrafos
  • 16 mil fotografias
  • 5º lugar no número de fotografias tiradas
  • 206 desses fotógrafos nunca tinham contribuído para os projetos da Wikipédia
  • fotografados 2127  imóveis portugueses
  • destes, 1247 são monumentos protegidos
  • 250 destes edifícios não têm ainda artigo na Wikipédia.» in
http://beta.noticias.sapo.pt/nacional/artigo/fotografia-do-convento-do-carmo-e-a-vencedora-do-concurso-wiki-loves-monuments_1341.html
Wikipedia - Wiki Loves Monuments


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover