24/10/11

Espaço - Pelo menos 1,6 toneladas de detritos espaciais entraram na atmosfera terrestre e caíram em algum ponto do planeta na noite de sábado para domingo!



«Satélite alemão caiu na Terra

Pelo menos 1,6 toneladas de detritos espaciais entraram na atmosfera terrestre e caíram em algum ponto do planeta na noite de sábado para domingo.

O satélite alemão Rosat reentra na atmosfera com maior peso que o satélite da NASA UARS, do qual apenas meia tonelada chegou intacta à superfície terrestre em Setembro. Nessa ocasião, os destroços caíram no Oceano Pacífico, sem registo de danos pessoas ou materiais. Até ao momento, também não há notícias de estragos causados pelo Rosat.

Segundo astrónomos germânicos, o satélite deverá ter caído entre os 53 graus Norte e os 53 graus Sul, uma área que cobre a maioria das regiões habitadas da Terra, incluindo Portugal.

De acordo com a BBC, a preocupação gerada pela queda do Rosat e do UARS vai levar a indústria aeroespacial a desenhar satélites que não resistam à reentrada na atmosfera, de modo a proteger a população terrestre.

O velhinho Rosat, lançado para o espaço em 1990, tinha como missão medir e estudar os raios X emitidos pelas zonas mais turbulentas do universo, para fins científicos. SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=31803
--------------------------------------------------------------------------------
O Homem encheu de lixo o Planeta Terra, mas o Espaço envolvente também... temos uma capacidade para criar lixo... impressionante, de tal forma, que pode-nos cair na cabeça!
(ROSAT satélite irá cair no chão, e é mais perigoso do que o UARS)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover