11/10/11

Cinema - A atriz iraniana Marzie Vafamehrha foi condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas pela sua participação no filme «Teherane Man Haray», informou hoje o site Kalameh!

Atriz iraniana é condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas (DD)


«Atriz iraniana é condenada a um de ano prisão e 90 chicotadas


A atriz iraniana Marzie Vafamehrha foi condenada a um ano de prisão e 90 chicotadas pela sua participação no filme «Teherane Man Haray», informou hoje o site Kalameh.
Depois de tomar conhecimento da sentença no último domingo, decretada por um tribunal de justiça do Teerão, o advogado de Marzie apresentou um recurso à instância superior, acrescentou o site.


Mulher do cineasta iraniano Naser Taghvai, Marzie foi detida no final de junho, segundo à mesma fonte, por ter atuado num filme que narra os problemas de uma jovem artista para viajar à Austrália.


Taghvai declarou ao site Kalameh que outras pessoas envolvidas no filme também foram presas, mas só Marzie foi condenada. Segundo o cineasta iraniano, o filme contava com a permissão do Ministério de Cultura e Orientação Islâmica.


«Marzie está numa prisão de Garchak, numa província de Teerão. O local é um antigo galinheiro que não apresenta as mínimas condições higiénicas», acrescentou o marido da atriz.


Produzido há quatro anos por Garanaz Musavi, uma cidadã iraniana que reside na Austrália, o filme foi resultado de uma tese universitária e contou com a participação de muitos estudantes, todos com a permissão das autoridades.


Apresentada em vários festivais, o filme chegou ao Irão por vias desconhecidas e acabou por ser distribuído no mercado negro. «Antes, o filme era vendido por menos de 1 dólar. Agora, devido ao processo, custa 6 dólares», adiantou Taghvai.


A pressão sobre os artistas, especialmente mulheres cineastas e atrizes, aumentou muito nos últimos meses no Irão e várias delas foram detidas, processadas e condenadas com diversas penas.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=535598
-------------------------------------------------------------------------------
Estamos no Século XXI e nos Países Muçulmanos as mulheres são tratadas assim... mas o palhaço do presidente do Irão veio dizer na televisão, que é um grande democrata...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover