31/10/11

Informática - A rede social Facebook é diariamente alvo de 600 mil tentativas de ataque por parte de piratas informáticos!




«Facebook alvo de 600 mil tentativas de ataque por dia


A rede social Facebook é diariamente alvo de 600 mil tentativas de ataque por parte de piratas informáticos.


Os números foram avançados pelo próprio Facebook num post no seu blog oficial.Na sua maioria os ataques de que as contas dos utilizadores da rede social são alvo estão relacionados com o acesso indevido às mensagens, às fotos e a outra informação pessoal disponibilizada online.


Para os analistas estes números mostram que as pessoas que usam as redes sociais devem ter mais cuidado com os dados que colocam online, assim como com as passwords que usam e com o aceitar ofertas que, supostamente, vêm de amigos.


Uma das maiores preocupações das empresas de segurança é com o acesso indevido a contas de estudantes. Normalmente estes ataques surgem por parte de estudantes «rivais» que usam as contas dos outros, ou criam perfis falsos, para difamar, o que leva a situações complicadas para os jovens.


Os dados agora revelados mostram que as tentativas de aceder indevidamente aos perfis no Facebook são elevados, mas a empresa alega que muitos são de imediato detectados e não passam de tentativas, que não causam qualquer dano.


Para fazer face a este problema o Facebook está a preparar duas novas funcionalidades de segurança. Uma delas é a «Trusted friends», em que os utilizadores podem nomear entre três a cinco pessoas como amigos de confiança e aos quais são enviados os seus códigos de acesso de a sua conta for alvo de um ataque com alteração das passwords.


A outra funcionalidade diz respeito às aplicações, e o objectivo é ter passwords de acesso à mesmas, o que significa que os utilizadores não terão que usar o mesmo login para aceder a serviços de empresas terceiras via Facebook.» in http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=32521
-----------------------------------------------------------------------------------
Este facto, vem provar com toda a clareza, que os jovens, classe etária que mais utiliza esta rede social, devem ter muito cuidado, com a forma como expõe a sua vida e se colocam em perigo, muitas vezes, sem a consciência disso. Farto-me de repetir isto aos meus alunos, mas continuo a verificar que os comportamentos de risco, se mantêm... cuidado, meninos, todo o cuidado é pouco!

(A face oculta do Facebook)

Sem comentários:

Enviar um comentário