22/09/10

Espaço - Descobertos novos minerais na superfície da Lua!

«Descobertos novos minerais na superfície da Lua
Foram descobertos na superfície lunar minerais ricos em silício, cuja composição se assemelha a materiais presentes na Terra.
Os últimos dados da missão LRO da NASA revelam a presença de minerais ricos em silício em novas regiões da superfície lunar. Os minerais são diferentes dos encontrados anteriormente e também diferem de outras áreas próximas. No entanto, a sua composição é semelhante à de alguns materiais encontrados na Terra.
Dois relatórios independentes de Ciência, revelados esta semana, oferecem fortes indícios de que a Lua é um corpo celeste complexo e que teve sucessivos processos ígneos ao longo do tempo.
Os investigadores Benjamin Greenhagen e os seus colegas analisaram os dados extraídos do equipamento Diviner Lunar Radiometer Experiment na sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) e localizaram marcas térmicas de compostos de sílica em grandes áreas da superfície lunar. Ao se concentrarem nos quatro limites específicos a que os cientistas denominaram "pontos vermelhos" ("red spots" em Inglês), o espectro de radiação no infravermelho médio apresentava a presença de quartzo, um mineral rico em sílica ou feldspato. Estas composições minerais não tinham sido encontradas em nenhuma outra parte da Lua até à data, mas podem ser comparadas ao granito ou ao riolito presente na Terra, disse o cientista da NASA, Timothy Glotch.
Além disso, segundo os investigadores, a presença de diversas formas na superfície, associados a estes minerais, seria um indício de que o magma podia fluir acima e abaixo da superfície lunar.»
Fonte: www.elmundo.es»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover