15/09/10

AMARANTE: Documento histórico (1909) integra acervo do Museu Municipal!

«AMARANTE: Documento histórico (1909) integra acervo do Museu Municipal
(15-09-2010)

DR
© Todos os direitos reservados

Tratando-se de uma peça única, proveniente do arquivo de família de João de Noronha Osório, este documento assume uma assinalável importância política e histórica para o concelho.

-

A 4 de Abril de 2009 teve início, em Amarante, o Programa evocativo dos 200 anos da II Invasão Francesa em Amarante, cuja sessão solene foi presidida pelo Ex-Presidente da República, General Ramalho Eanes. Da evocação do primeiro Centenário, particularmente da Defesa da Ponte, o Município de Amarante tem, agora, em sua posse o discurso gratulatório que o Senado da Câmara de Amarante dirigiu ao monarca D. Manuel II, pela sua visita a Amarante, em 1909.
Honra e estima foram as palavras de ordem do discurso escrito pelo então Presidente da Câmara de Amarante, Arthur de Moura Basto, patentes no seguinte excerto "se para esta villa é causa de legitimo orgulho e (...) contentamento a celebração d'esse glorioso feito d'armas, a visita do seu Rei o Senhor D. Manoel II é também para ella motivo do mais intenso jubilo e (...) enttusiasmo, porque em Vossa Magestade estão postas todas as esperanças do engrandecimento e prosperidade da nação."
Tratando-se de uma peça única, proveniente do arquivo de família de João de Noronha Osório, este documento assume uma assinalável importância política e histórica para o concelho, ao integrar e enriquecer o acervo histórico do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
Apesar de centenária, a peça - adquirida pelo valor de 1250 euros (sem IVA) - conserva a sua forma, materiais originais e legibilidade integrais.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3451

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover