05/09/10

Desporto Andebol: HC Dínamo de Minsk 23 vs F.C. do Porto 23 - Dragões ficaram a um golo da EHF Champions League, mas foram bravos!

«A um golo da Champions League

O FC Porto Vitalis ficou este domingo a um golo de alcançar a fase de grupos da EHF Champions League, ao empatar (23-23) com os bielorrussos do HC Dinamo Minsk, no último jogo do torneio de qualificação para a EHF Champions League, que decorreu no Dragão Caixa. Os bicampeões nacionais estiveram a um pequeno passo de vencer o encontro, mas o remate final de Ricardo Moreira ocorreu décimas de segundo depois do apito final da partida. A equipa de Minsk ficou assim com cinco pontos no torneio, mais um do que os portugueses, segundos, e alcançou o desejado apuramento.

Os Dragões entraram na partida a todo o gás. Aos dois minutos e meio, venciam por 3-0 e estiveram a ganhar por 6-2. O comando portista do jogo era alicerçado num ataque diversificado, mas a defesa agressiva e solidária – muitas vezes subida até à linha de 9 metros – era ainda mais determinante. Para além disso, o guarda-redes Hugo Laurentino esteve inspiradíssimo (e nunca baixaria o nível ao longo dos 60 minutos).

Na segunda metade do primeiro tempo, a poderosa formação bielorrussa subiu de produção. E, para além disso, Koshovy mostrou ser também um grande guardião. O FC Porto Vitalis também teve uma boa dose de infelicidade – foram vários os remates nos postes – e tudo isso contribuiu para que os forasteiros liderassem, ao intervalo, por três golos.

O FC Porto Vitalis voltou a entrar melhor na segunda parte e, com um parcial de 4-0 (em que três dos golos foram de Filipe Mota), reassumiu o comando do marcador. Previa-se uma batalha longa, e assim foi. A partir daí, as vantagens de uma e de outra equipa nunca superaram um golo. Apoiado pelo público que encheu o Dragão Caixa, os andebolistas azuis e brancos deixaram a pele em campo.

Percebeu-se que o apuramento para a Champions League seria decidido por uma unha negra, por um detalhe. No último ataque, e já com Gilberto Duarte no papel de guarda-redes, para acrescentar um elemento ofensivo, os Dragões fizeram aquele que seria o golo da vitória, por Ricardo Moreira. Porém, o remate ocorreu já depois da hora. O FC Porto Vitalis falhou o objectivo, mas saiu do Dragão Caixa ovacionado pelo público.

FICHA DE JOGO

HC Dinamo Minsk-FC Porto Vitalis, 23-23
EHF Champions League, torneio de apuramento – grupo 2, terceira jornada
5 de Setembro de 2010
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.932 espectadores

Árbitros: Martin Gjeding e Mads Hansen (Dinamarca)

HC DINAMO MINSK: Koshovy (g.r.), Kazhaneuski (6), Rutenka (2), Pukhouski, Cepulis (1), Onufryienko (6) e Tsitou (1)
Jogaram ainda: Babichev (3), Shylovich (1), Kovalenko e Atman (3)
Treinador: Sergii Bebeshko

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.), Filipe Mota (7), Tiago Rocha (2), Dario Andrade (1), Ricardo Moreira (3), Wilson Davyes (1) e Inácio Carmo
Jogaram ainda: Nuno Grilo (6), Gilberto Duarte (1) e Pedro Spínola (2)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 13-10» in site F.C. do Porto.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foi talvez um dos melhores jogos de Andebol que vi envolvendo equipas Portuguesas, e os Dragões tudo fizeram para merecer muito mais... Parabéns Campeões, pela Grande Exibição que galvanizou o Público!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover