11/09/10

Cidade do Porto - Hard Club quer dar novo impulso na dinamização da baixa do Porto!

«Hard Club quer dar novo impulso na dinamização da baixa do Porto

Por estes dias o que mais se ouve no Mercado Ferreira Borges, no Porto, é o barulho das obras. Fazem-se os últimos preparativos para o novo Hard Club, espaço de música e cultura que abre portas à cidade na próxima quarta-feira.

Depois de nove anos em Vila Nova de Gaia, o Hard Club atravessou o rio e entrou num dos edifícios mais emblemáticos da Invicta. Com mais de cem anos de história, o Mercado Ferreira Borges ganhou novas estruturas e o Hard Club ganhou novos objectivos que ultrapassam a música.
"É um centro de animação cultural, já que a programação que estamos a desenvolver não é só música mas também teatro, cinema e até eventos gastronómicos", explica ao SAPO Música Paulo Ponte, responsável pelas relações institucionais do Hard Club.

Novo impulso para revitalizar centro da cidade

Ao passar os portões de grades vermelhas do Mercado Ferreira Borges, saltam à vista dois blocos negros insonorizados, divididos pelo corredor central do edifício que mantém o seu charme oitocentista.
Paulo Ponte realça que durante as obras de "integração e implementação" do Hard Club houve a "preocupação" de não "chocar com a arquitectura original do edifício".
O resultado final vai contemplar dois espaços para concertos. A sala 1 com capacidade para mil pessoas e a sala 2 com capacidade para 120 pessoas sentadas e 300 de pé.
No fim do corredor central, apelidado de main floor, há um palco acústico. Este mesmo corredor recebe, para marcar a inauguração do espaço, uma exposição de fotografias das memórias do Hard Club em Gaia, da autoria do fotógrafo António Teixeira.
O Hard Club vai contar ainda com salas de estúdio e ensaio, loja de discos e livros, restaurante e cafetaria. A parte exterior do Mercado Ferreira Borges, com vista para a Praça do Infante, vai acolher uma esplanada.
Um novo espaço que pode dinamizar o centro histórico do Porto. Paulo Ponte deixa, contudo, uma ressalva: "nós sozinhos não conseguimos transformar a zona da Ribeira". A revitalização do coração da Invicta passa também pelo trabalho dos "outros agentes e entidades que têm a sua actividade aqui", defende o responsável pelas relações institucionais do Hard Club.

Atari Teenage Riot e Moonspell 

Os alemães Atari Teenage Riot (dia 17), o canadiano Danko Jones (dia 18) e os portugueses Moonspell (dia 19) actuam no primeiro fim-de-semana de concertos do Hard Club.
A agenda musical do espaço conta também com a presença de Samuel Úria, a 25 de Setembro, Blind Zero, a 1 de Outubro, Foge Foge Bandido, a 2 de Outubro, e Rita Redshoes, a 5 de Novembro.
No dia 28 deste mês, o Teatro Palmilha Dentada estreia a peça "O Guardião do Rio" na sala 2, que estará em cena de terça a domingo até 7 de Dezembro. A programação, que contempla outros espectáculos de teatro, performance, cinema e workshops, pode ser consultada na íntegra no site do Hard Club.
@Alice Barcellos» in http://musica.sapo.pt/noticias/hard_club_quer_dar_novo_impulso_na_dinamizacao_da_baixa_do_porto
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta é uma grande notícia para a Cidade do Porto, com um contributo muito importante para dar vida a esta zona tão nobre da cidade. E de facto, será uma oferta cultural que é transversal a diferentes faixas sócio-económicas, promovendo a cultura de forma generalista e não elitista como acontece muitas vezes, o que não contribui para o esbatimento de fronteiras de acesso às diferentes formas de cultura. Parabéns à Mui Nobre e Leal Invicta Cidade do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover