22/03/09

Comemorações do Centenário da Chegada do Comboio a Amarante, em 1909!

«A população de Amarante comemorou hoje o centenário da chegada do primeiro comboio à cidade, assinalado com uma recriação da primeira viagem realizada em 1909, apesar da falta de uma carruagem e locomotiva da época.
Algumas dezenas de convidados fizeram a viajem entre a Livração e a estação de Amarante, o único troço de via férrea em actividade, que foram recebidos por mais algumas dezenas de pessoas na chegada à gare e por uma banda de música.
Alguns actores, vestidos com as roupas da época, tentaram recriar o que aconteceu há 100 anos na viagem inaugural.
O comboio chegou pela primeira vez a Amarante a 21 e Março de 1909, completando-se assim os primeiros 13 quilómetros da Linha do Tâmega, que ligavam as estações de Livração, na Linha do Douro, e Amarante.
Participaram nas comemorações representantes da CP, da Refer e de associações de amigos do caminho-de-ferro.
Na estação de Amarante, foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografias antigas.
Na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, está patente outra exposição, nomeadamente de uma colecção de postais de António Teixeira Carneiro, objectos dos tempos do comboio a vapor e recortes dos jornais da época.
O presidente da autarquia, Armindo Abreu, assegura que a linha não encerrará, considerando-a um factor de desenvolvimento económico, sobretudo por constituir uma porta de entrada na linha do Douro.
Por outro lado, defende o autarca, a linha poderá assumir importante papel turístico quando estiver concluída a ecopista que está a ser construída a montante da estação de Amarante.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/974246EF-55EB-4C52-929F-D790F8E92BB0.html

O meu aluno Francisco do 12 CT2 em grande evidência, qual galã de novela! Excelente representação do passado, relativamente à chegada do comboio a Amarante; só foi pena não ter sido num comboio a vapor, mas a iniciativa foi excelente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover