08/03/09

Educação em Portugal: "O Magalhães apresenta muitos erros de ortografia, o que é bastante pedagógico..."

«Deputado assinala erros de ortografia em portátil Magalhães


O deputado José Paulo Carvalho considerou que são inadmissíveis os erros de ortografia que podem ser lidos pelos utilizadores do computador Magalhães. O parlamentar entende que os erros são da responsabilidade do primeiro-ministro.
O deputado José Paulo Carvalho deu conta dos vários erros de ortografia e frases mal construídas no portátil Magalhães, tendo considerado que estas gralhas são inadmissíveis para um computador que tem como objectivo ajudar crianças a aprender português.
Ouvido pela TSF, o parlamentar independente recordou que neste computador aparece a frase «neste processador podes escrever a texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde», uma frase que José Paulo Carvalho considerou «inadmissível».
Outro dos exemplos de frases erradas assinaladas por este deputado está num jogo para ensinar a subtracção de números, onde se lê «saber mover o rato, ler números e subtrair-los até 10 para o primeiro nível».
«Estes exemplos sucedem-se. Em vez de estar escrito 'jogaste' está constantemente 'jogas-te', 'gostaste, 'gostas-te'. Isto é mau demais para ser verdade. Daí que eu tenha perguntado ao Ministério da Educação, o que pretende fazer para resolver isto», acrescentou.
Para José Paulo Carvalho, a responsabilidade deste «enormíssimo erro e desta leviandade total» é do primeiro-ministro José Sócrates, uma vez que esta matéria tem a ver com o Plano Tecnológico.
«O Plano Tecnológico é uma área que está na directa dependência do senhor primeiro-ministro, logo do Governo. Quem tem de dar explicações é o senhor primeiro-ministro», acrescentou este deputado, que acha que a responsabilidade pelos erros não cabe à ministra da Educação.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1162948
-------------------------------------------------------------------------------------
Será que a culpa é dos Professores Portugueses, ou do Ministério da educação que tinha a obrigação de supervisionar e testar o produto antes de o colocar ao serviço do ensino. Sim, porque segundo o Engenheiro Sócrates, o Magalhães é um recurso pedagógico de excelência. Ora o que se diria de um manual escolar que uma qualquer editora colocasse no mercado, com tantos erros ortográficos?! Incompetência, Senhora Ministra! Tanto mal diz da classe docente, mas ainda tem bastante que aprender, antes de atirar pedras aos telhados dos outros... ainda por cima vamos exportar erros, como se não bastasse, Senhor Engenheiro Sócrates!

2 comentários:

Pin It button on image hover