17/03/09

Educação em Portugal: "A discriminação depende do ponto de vista...

«Na escola básica de Lagoa Negra, em Barcelos, há uma turma de 17 alunos ciganos que foi separada dos restantes estudantes. A directora regional de educação do Norte, Margarida Moreira, diz que estamos perante um caso de discriminação positiva.
As crianças ciganas têm aulas num contentor que foi instalado no recreio do estabelecimento de ensino.
Entrevistada pela RTP-N, Margarida Moreira, directora regional de educação do norte, diz que estamos perante um caso de discriminação positiva e argumenta que este projecto é mesmo um exemplo de integração social.
«Estamos perante uma excelente escola que está a trabalhar de uma forma muito dinâmica, que foi buscar estes meninos ao abandono», defendeu.
A directora regional de educação do Norte afirma que a criação desta turma é a resposta à especificidade deste grupo de jovens.
A Junta de Freguesia de Barqueiros é que não pensa assim contestou o projecto e Margarida Moreira confessa que não consegue perceber a posição da autarquia que até terá apoiado esta ideia.
«A DREN autorizou este projecto em Julho ou Agosto do ano passado por ser de discriminação positiva, que juntou várias forças vivas e instituições locais, a saber a própria Junta de Freguesia, a Câmara Municipal de Barcelos», entre outras.
Por este motivo, Margarida Moreira diz estranhar agora a posição da Junta de Freguesia, que critica a situação, embora tenha apoiado o projecto.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1171667
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É caso para dizer como dizia o actor brasileiro: "Que mais irá nos acontecer?", ou, o que nos reservam ainda estes Senhores... será que este Circo é para durar?!

4 comentários:

  1. O circo está para durar. Não tenho qualquer dúvida sobre este assunto.

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  2. Eis um caso que deveria envergonhar a Directora Regional, O Conselho Executivo, os docentes que se tornam cúmplices, etc, etc.
    O que está em causa é o tratamento desigual, considerado normal (?), a membros de outra etnia. E esta falsa normalidade - doentia nos valores que lhe preside - é institucionalizada. O ideal da escola inclusiva?
    Incluir os miúdos no espaço escolar, mas segregá-los e relegá-los a um contentor.
    Pelo que percebi os alunos têm idades muito díspares, apesar de estarem enclausurados no contentor "amigo". Como professora gostaria de saber, nestas condições, que tipo de ensino e de pedagogias são desenvolvidas. Faz-me lembrar o ensino recorrente...só que aplicado à escolaridade obrigatória.
    "Discriminação positiva"?!
    Torna-se evidente que a segregação é "benéfica": o meio para acabar com os preconceitos!
    O "direito" a um lugarzinho no pátio revela um elevado sentido de respeito e de dignidade!
    Defender o indefensável, porque uma traição a valores fundamentais, nos vários sectores da vida nacional, começa a ser prática corrente...
    A inclusão da M.M. é apenas geográfica ...apenas porque pertenço a uma escola da zona norte.
    De resto, encontra-se, pela evidente ausência de valores e práticas inerentes à cultura democrática, Excluída e relegada, por mim, a um qualquer contentor do lixo...

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  3. Concordo em pleno contigo, Elsa!
    Segregar dentro da escola é uma inclusão pior que a exclusão... a Escola deve ser um modelo de sociedade justa e não um local onde reine a inequidade...

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  4. É caso para dizer que nós somos os palhaços deste show!

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