22/10/08

Amarante Literatura - Familiares de Carlos Babo doam o Espólio Artístico do Escritor, ao Município de Amarante!

«Familiares de Carlos Babo doam mais espólio ao Município


Familiares do escritor e advogado Carlos Babo doaram ao Município de Amarante, na pessoa do Presidente da Câmara, Armindo Abreu, mais espólio do escritor e advogado, constituído por bibliografia activa, manuscritos e iconografia, designadamente cartões (inclusive o seu Bilhete de Identidade original) e fotografias várias.

Em Dezembro de 2007, a Municipal Albano Sardoeira havia já ficado depositária de espólio do escritor, constituído por livros, manuscritos e correspondência trocada com figuras suas contemporâneas, como Teixeira de Pascoaes e Raul Brandão, ao qual se juntará o agora doado.

Carlos Cândido dos Santos Babo nasceu em Figueiró, concelho de Amarante, a 4 de Setembro de 1882. Filho de Eduardo Pinto dos Santos Teixeira e de Isabel Cândida Teixeira Babo, nascida no Rio de Janeiro, de pais naturais de Amarante, ambos proprietários e com rendimentos no Brasil.

Os Babo eram família vinda da Idade Média, de Herzegovina, que se fixaram em entre Douro e Minho. Eduardo Teixeira era um homem educado e culto.

Carlos Babo ingressou na Faculdade de Direito, em Coimbra, em 1898 e concluiu em 1904 a sua formatura.

Em 6 de Outubro aceitou o cargo de chefe de Gabinete no Ministério do Interior, que acumulava com o da Instrução. Interveio na Repartição Pedagógica da Instrução Primária e foi Secretário-Geral do Ministério da Instrução, inaugurado em 1913.

Elevam-se a muitas centenas as crónicas e artigos que escreveu em Alma Nova, República, Pátria, Liberdade, Humanidade, Diário de Lisboa, Primeiro de Janeiro, Montanha, O Clarim, Voz da Justiça, Figueirense, O Raio, etc., jornais que foram silenciados pelo salazarismo.

Trabalhador infatigável, Carlos Babo passava muito tempo no seu escritório a escrever. Não ia ao cinema, ao teatro, nem a concertos. Um quarto interior com janela para o saguão, uma cama de ferro, uma cadeira, uma mesa de pinho e uma arca velha onde guardava os papéis. Trabalhava até altas horas.

Os homens da República, como Carlos Babo, foram certamente românticos e ingénuos mesmo. Mas resistiram contra a Monarquia Secular, proclamaram a República, edificaram as bases de uma nova nação que continuou e ainda hoje está em marcha.» in http://www.cm-amarante.pt/pagegen.asp?SYS_PAGE_ID=815541&id=1620
-----------------------------------------------------------------------------
Aqui na foto o meu Primo, Alexandre Babo, recentemente falecido, filho de Carlos Babo que, tal como o pai, mantiveram sempre uma grande amizade com os Primos de Mancelos, mormente a minha Mãe e Avó. Conheci no final da sua vida, o Primo Alexandre Babo, que muito tentou junto das entidades locais criar a Fundação Carlos Babo, mas tal não foi possível concretizar. 

No entanto para mim foi muito bom, li os seus livros que me ofereceu atenciosamente e adorei conversar e trocar correspondência com ele. Que a Autarquia de Amarante saiba dar bom fim a tão valioso espólio cultural. Alexandre Babo ficaria contente, se Amarante homenageasse o seu Pai, o Grande Escritor e Intelectual Republicano, Carlos Babo.

Este espólio foi oferecido ao Município de Amarante pela família Babo, mas pelos vistos há famílias com muito mais recursos, que vendem espólios ao mesmo Município, em tempos de escassez de fundos... lamentável! Continuamos como nas governações xuxalistas, a semear Fundações a esmo, à custa do Zé Povinho!!!

9 comentários:

  1. Caro Hélder,

    Gostei de relembrar a história da origem da família Babo. Somos primos, mas penso que não nos conhecemos.

    Abraço,

    Luís Babo

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de conhecer mais profundamente o corrículo de Carlos Babo e, até saber se os seus livros já estão na net para os poder ler, pois, é natural que não os encontre à venda.
    Sou natural de Figueiró e preso muito os ilustres da minha terra natal.

    Cumprimentos de:

    Henrique Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Caro Henrique:

    Ainda bem que gosta da sua Freguesia, que eu muito aprecio igualmente!

    O Currículo de Carlos babo consigo-lhe arranjar, livros tenho poucos e são autenticas relíquias da minha mãe, mas neste espólio que está na Câmara Municipal de Amarante, tem lá tudo. Na net desconheço, mas suspeito que nada esteja publicado.

    Sempre às ordens,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  4. Bom dia!

    Chamo-me Regina Babo e o meu avo e' natural de Amarante. Chama-se Joaquim Teixeira Babo.
    Havera' alguma ligacao com Carlos Babo ou Alexandre Babo?
    Sempre me intriguei bastante pelo passado e pelas do meu avo. Se me puderem ajudar agradecia imenso.

    Neste momento estou em Italia a trabalhar no Joint Research Centre - European Commission.
    Estudei Geografia em Coimbra e tirei uma espicializacao em Sistemas de informacao Geografica no Porto (onde nasci).
    Mas sempre habitei em Seia, pois a minha mae e' professora de Educacao Fisica e Desporto no Liceu.
    Os meus avos foram para la' viver na altura e criaram os restantes filhos (6 no total).

    Fico por aqui porque senao nunca mais acabo de escrever.

    Cumprimentos
    Regina Babo

    P.S: Desculpe pela falta de pontuacao mas este teclado nao tem acentos.

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Regina:

    Fico contente pelos Babo's andarem espalhados pelo Mundo, como sempre foi!
    Quanto à questão que me faz, só lhe poderei responder com alguma certeza se me enviar informação do nome completo dos avós (linha dos Babo's).
    Sejamos ou não Primos é um prazer falar com Pessoas de Amarante, por isso via email se preferir pode alongar-se bastante no texto que eu também escrevo muito!|

    Sempre ao dispor e um Abraço de Amarante, Portugal,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Helder Barros
    Haverá inconveniência em publicar aqui o titulo dos livros que Carlos Babo publicou?

    ResponderEliminar
  7. Caro, Henrique:

    Não há inconveniência nenhuma.

    Abraço,

    Helder Barros

    ResponderEliminar
  8. Caríssimos, boa tarde.
    O meu avo e o meu pai são de meinedo Penafiel. O nosso nome de familia é Babo e do que tenho lido, esta zona é onde existem mais Babo's.
    Penso que no Sul tambem existira uma familia.
    Com este nome que nao é comum, acho interessante ter visto que tem duas origens, uma alemã e outra italiana.
    Alguém conseguiu obter alguma informação acerca da origem do nome?
    Obrigado e um abraço.
    Abel Babo

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover