09/10/08

Amadeo de Souza Cardoso - Mais um Grande Vulto Cultural de Amarante!


«Amadeo de Souza-Cardoso

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Amadeo de Souza-Cardoso (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 — Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor português, precursor da arte moderna, prosseguindo o caminho traçado pelos artistas de vanguarda da sua época. Embora tendo tido uma vida curta, a sua obra tornou-se imortal.

Vida

A sua familia era rica e influenciou-o a ingressar no curso de Direito na Universidade de Coimbra.
Depressa desistiu do curso e mudou-se para o curso de Arquitectura na Academia de Belas Artes de Lisboa em 1905. Mas este não satisfez o seu génio criativo, por isso partiu para Paris, em 1906, instalando-se em Montparnasse com a intençao de continuar a estudar.
As suas primeiras experiências artisticas conhecidas foram desenhos e caricaturas, depois dedicou-se à pintura. Poder-se-á dizer que foi um pintor impressionista, expressionista, cubista, futurista, mas sempre recusou qualquer rótulo. Apesar das múltiplas influências, procurava a originalidade e a criatividade na sua obra.
Em 1908 instalou-se no número 14 da Cité de Falguière. Frequentou ateliers preparatórios para a academia de Beaux-Arts e a academia Viti do pintor catalão Anglada Camarasa mas, apesar disso, não chegou a ser admitido.
Em 1910 esteve alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants, em Paris, aproximando-se progressivamente das vanguardas e de artistas como Amedeo Modigliani, Constantin Brancusi, Alexander Archipenko, Juan Gris e Robert Delaunay.
Em 1912 publicou um álbum com vinte desenhos e, em seguida, copiou o conto de Gustave Flaubert, "La Légende de Saint Julien l'Hospitalier", trabalhos ignorados pelos apreciadores de arte.
Depois de participar em 1913 numa exposição com oito trabalhos nos Estados Unidos da América, no Armory Show, voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, respectivamente em Porto e em Lisboa. Nesse ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm, em Berlim.
Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí e partiu para Madrid onde foi surpreendido pelo início da I Guerra Mundial. Regressou então a Portugal, onde iniciou meteórica carreira na experimentação de novas formas de expressão, tendo pintado com grande constância ao ponto de, em 1916, expor no Porto 114 obras com o título "Abstraccionismo", que seriam também expostas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo.
O Cubismo em expansão por toda a Europa foram influências marcantes no seu cubismo analítico.
Amadeo de Souza-Cardoso explorou o expressionismo e nos seus últimos trabalhos experimentou novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica.
Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, morreu prematuramente em Espinho, vítima da "pneumónica" que grassava em Portugal.

Rescaldo

Em 1925, a França realizou uma retrospectiva do pintor, com 150 trabalhos, bem aceites pelo público e pela crítica. Dez anos depois, em Portugal, foi criado um prémio para distinguir pintores modernistas, que recebeu o nome de "Prémio Souza-Cardoso".
Amadeo de Souza-Cardoso era um visionário, vivia fora de seu tempo e, tal como tantos outros, pagou um alto preço por isso.

A sua obra é caracterizada por:

* Paisagens exóticas com estilizações prodigiosas;
* Aspectos decorativos e surpreendentes com desenhos cubistas que transmitem elegância, mistério, imaginação, emoção, poesia e simbolismo.

Obras

* Barcos
* Cabeça
* Canção Popular a Russa e o Fígaro
* Cozinha da Casa de Manhouce
* Entrada
* Les Cavaliers
* Menina dos Cravos
* Pintura
* Pintura (Brut 300 TSF)
* Procissão Corpus Christi
* Retrato de Francisco Cardoso
* Saut du Lapin

Bibliografia

* Art Portugais - Peinture et Sculpture du Naturalisme à nos jours - Lisbonne 1967/Paris 1968 - Centre Culturel de la Fondation Calouste Gulbenkian. [1]

Ligações externas
Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
Imagens e media no Commons

* Museu Amadeo de Souza-Cardoso
* Pintores portugueses: Amadeo de Souza-Cardoso (em português)
* Amadeo de Souza-Cardoso (em português)
* Galeria de Amadeo de Souza-Cardoso (em português)
* A neglected Modernist - Amadeo de Souza-Cardoso (em inglês)» in http://saber.sapo.pt/wiki/Amadeo_de_Souza-Cardoso

Mais informações sobre este pintor vanguardista de Amarante, nos seguintes links:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover