30/10/08

Linha do Tâmega - Presidente da Câmara de Amarante pede esclarecimentos à REFER!









«AMARANTE: Presidente da Câmara quer garantias de segurança para os utentes da Linha do Tâmega

O presidente da Câmara de Amarante disse hoje que vai questionar a REFER sobre a segurança da linha do Tâmega, único troço em serviço da via férrea entre Amarante e Livração, na linha do Douro.
Em declarações à TSF, Armindo Abreu adiantou que "vou contactar com a REFER para perguntar se o plano de requalificação da linha está a avançar e pedir explicações sobre se um acidente idêntico ao do Tua poderia acontecer aqui na Linha do Tâmega».
Na entrevista àquela rádio, o autarca acrescentou que ficou surpreendido com o relatório da Faculdade de Engenharia do Porto porque as carruagens usadas na Linha do Tâmega são idênticas às utilizadas no Tua.
Armindo Abreu quer ainda que a REFER, bem como a CP, que gere o tráfego da linha, assegurem que os passageiros que transitam na Linha do Tâmega não correm riscos de sofrer um acidente como os ocorridos em 2007 e 2008 na linha do Tua.
O percurso entre Amarante e Livração, que tem apenas 12,8 quilómetros, é feito actualmente por automotoras e tem cerca de dezena e meia de ligações diárias entre as duas estações, apesar de a média diária de passageiros transportados não ir além da centena e meia, segundo estimativas reveladas em 2007.
O troço de via férrea entre Amarante e Arco de Baúlhe foi encerrado no início de Janeiro de 1990, há quase 19 anos, e "substituído" por uma variante rodoviária – Via do Tâmega – que ainda só chegou a Celorico de Basto.» in Marão online.
---------------------------------------------------------------------------
Diz o ditado bem Português que: "...depois de casa assaltada, trancas à porta...". E é bom que quer a REFER, quer o Engenheiro Mário Lino, o politico das convicções passageiras - "Alcochete jemé" -, sejam responsabilizados, depois dos relatórios vindos a público apontarem para que, as causas dos últimos acidentes no TUA, com feridos graves e mortos, se deveram a falhas de manutenção da linha e das carruagens. Em Portugal estamos habituados a que a "culpa morra solteira" e penso que este caso é suficientemente grave para que o Sr. Ministro seja imediatamente demitido, dado que ele não tem estatura politica, para pedir a sua demissão (jemé). Quanto a Amarante, o Dr. Armindo Abreu não é ingénuo e sabe bem porque motivo se desinvestiu nas linhas do TUA e do Tâmega: primeiro, não são rentáveis para a REFER, segundo, o Plano Nacional de Barragens está a ser imposto de cima... é bom que o Dr. Armindo Abreu comece a falar, e honre os seus pergaminhos enquanto Presidente da Câmara Municipal de Amarante, cargo em que deve colocar o interesse de Amarante e dos Amarantinos, sempre em primeiro plano! Que a voz não lhe doa... nem seja calada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover