30/11/09

Hoje é o Aniversário do Meu Amigo Poeta, Filósofo Humanista, Docente Eterno, Ângelo Ôchoa!



Auto-Retrato de Ângelo Ôchoa!

Amor de Otília e Ôchoa!

Era uma vez...


"O Poeta


Ninguém contempla as coisas admirado.
Dir-se-á que tudo é simples e vulgar...
E se olho a terra, a flor, o céu doirado,
Que infinda comoção me faz sonhar!

É tudo para mim extraordinário!
Uma pedra é fantástica! Alto monte,
Terra viva a sangrar, como um Calvário
E branco espetro, ao luar, a minha fonte!

É tudo luz e voz, tudo me fala:
Ouço lamúrias de almas no arvoredo
Quando a tarde tão lívida se cala
Porque adivinha a noite e lhe tem medo

Não posso abrir os olhos sem abrir
Meu coração à dor e à alegria.
Cada coisa nos sabe transmitir
Uma estranha e quimérica harmonia!

É bem certo quer tu, meu coração,
Participas de toda a Natureza.
Tens montanhas na tua solidão
E crepúsculos negros de tristeza!

As coisas que me cercam silenciosas
São almas a chorar que me procuram.
Quantas vagas palavras misteriosas
Neste ar que aspiro, trémulas, murmuram!

Vozes de encanto vêm aos meus ouvidos,
Beijam meus olhos sombras de mistério.
Sinto que perco, às vezes, os sentidos
E que vou a flutuar num rio aéreo..."

Teixeira de Pascoaes
-------------------------------------------------------------------
Muitos Anos de Vida e de Saúde, é o que Te deseja este Amigo, nesta data de Alegria!
As minhas prendas não são materiais, mas de profundidade intelectual e sentimental que sei que o Meu Amigo vai Gostar; afinal Ôchoa e Pascoaes são Poetas Pares, do Humanismo, da Terra, dos Nobres sentimentos... não sei dar senão o pouco que é muito!

Abraço, Helder Barros


7 comentários:

  1. Abraço, Helder, e me revejas vivo muito e muito ano ainda.
    Num mundo preocupante (como escrevia ontem nossa comum amiga Anabela) gestos de paz se precisam.
    Paz e pão são objecto da mesma fome igual neste planeta.
    Também da palavra de vida fome temos.
    E da água límpida.
    E do ar puro.
    Do riso das crianças nem se fala.
    Mas o que mais me emociona é a mansidão das pombas e o amor...
    que o teu cão e o meu também vivem.
    Alonguei-me, mas perdoarás, porque te sei, Helder, no coração do mesmo nosso Deus, cujo amor, no dizer de Dante, que Pascoaes corrobora, muove el sole e el altre stele!

    ResponderEliminar
  2. Grande Abraço, Amigo, Poeta, Humanista, Crente e Grande Pessoa, Ângelo Ôchoa!

    ResponderEliminar
  3. Helder, hoje
    o que mais me doeu foi ouvir 1) que do banco alimentar contra a fome se estragam víveres dados, 2) que na holanda a festa da laranja dá pra casas e casinhas alegóricas de citrinos... e há meninos famintos, 3) que (já sabido há muito) na great britain 1/3 do alimento vai pra lixo e 4) a Caritas em Setúbal abriu serviço nocturno para atender «pobreza envergonhada...»

    ResponderEliminar
  4. O meu comentário desapareceu?
    Parabéns, Ângelo, aqui nesta casa onde o conheci pela primeira vez!
    E obrigada, Helder, por me dares a conhecer este personagem tão especial...
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. De nada Anabela!
    O Nosso Amigo Ângelo Ôchoa é um Humanista impar!
    Que a Luz Superior o Ilumine Sempre!

    ResponderEliminar
  6. "Uma pessoa são muitas pessoas dentro de uma só"
    Pedro Paixão

    E esta é uma frase que adoro e que espelha as múltiplas facetas do Ângelo Ôchoa:
    Poeta, Filósofo, Amigo, Pai e Marido...

    Muitos Parabéns, Ângelo.


    Beijos,
    Elsa

    ResponderEliminar
  7. Grande frase Elsa!
    A frase de Pedro Paixão diz mais que muitos livros... e mesmo assim não diz tudo do Grande Amigo, Ângelo Ôchoa!
    Obrigado, Elsa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover