13/11/09

Nancy Vieira & Manuel Paulo - "A Ilha dos outros", para mim a Música do Ano em Lingua Portuguesa!

Nancy Vieira & Manuel Paulo - "Ilha dos Outros"



Nancy Vieira e Manuel Paulo - "Pássaro o Cego"

Nancy Vieira - "Pássaro Cego" - (Letra: João Monge/ Música: Manuel Paulo)

Nancy e Rui Veloso - "Canção de Alterne"

Ala dos Namorados & Nancy Vieira & Rão Kyao - "Lua nha testem"


««Pássaro Cego» junta Nancy Vieira e Manuel Paulo
Álbum conta com a participação do brasileiro Chico César


«Pássaro Cego» é o nome do novo projecto discográfico encabeçado por Manuel Paulo e Nancy Vieira. O álbum, lançado em formato de livro com ilustrações do pintor João Ribeiro, chegou às lojas esta segunda-feira e as expectativas são elevadas.
Na língua de Camões, a cabo-verdiana Nancy dá vida, subtileza, ritmo e até doçura às 11 letras poéticas de João Monge, que tem trabalhado com Manuel Paulo em vários projectos, nomeadamente na Ala dos Namorados.
«Este é um projecto deles. Eu surgi aqui quase como uma intrusa, porque precisavam de uma cantora e convidaram-me», contou ao IOL Música, em tom de brincadeira, a cantora.
Já Manuel Paulo mostrou-se bastante satisfeito com a participação da cabo-verdiana, uma vez que aquilo que procurava era alguém que fizesse a narração do «elo de ligação existente entre as várias canções» para que pudesse criar-se um fio condutor.
Sobre o «pássaro cego» que dá nome ao álbum, o pianista e compositor acrescenta ainda que a ave vai viajando, ao longo das várias faixas, por diversas ilhas, e se vai apercebendo de tudo o que se passa à sua volta, recorrendo sempre a outros sentidos que não a visão.
Neste projecto, os músicos contam ainda com a participação de Chico César, que faz um dueto com Nancy Vieira no último tema do álbum, «Ilha dos Amores». Depois de perceber que a referida música «pedia um dueto» e que «a voz indicada» seria a do brasileiro, Manuel Paulo decidiu convidar Chico César, que gravou a sua parte no Brasil.
«É um tema cantado em português pela Nancy, em português do Brasil pelo Chico e, por fim, em crioulo pelos dois, o que mostra bem a presença da lusofonia», concluiu o músico, acrescentando que, para já, o convidado especial não poderá deslocar-se a Portugal para os acompanhar nos concertos.
Nancy, que é a voz principal deste projecto, falou ainda ao IOL Música sobre o quão se sente orgulhosa enquanto cabo-verdiana.
«É muito bom fazer parte de um trabalho tão honesto como este. São músicas feitas e interpretadas com muito carinho», concluiu.
Gravado entre Novembro de 2008 e Abril de 2009, o álbum «Pássaro Cego» irá ser apresentado no Seixal nos dias 23 e 24 deste mês, e no Teatro S. Luiz, em Lisboa, a 30 de Novembro.


O alinhamento do álbum:
1. «Pássaro Cego»
2. «Ilha Da Salvação»
3. «Ilha Babilónia»
4. «Ilha Dos Outros»
5. «Ilha Da Infância»
6. «Ilha Da Saudade»
7. «Ilha Do Destino»
8. «Ilha Da Fé»
9. «Ilha Da Esperança»
10. «Ilha Mãe»
11. «Ilha Dos Amantes» » in http://www.tvi24.iol.pt/musica/passaro-cego-manuel-paulo--nancy-vieira-ala-dos-namorados-joao-monge-joao-ribeiro/1096289-4060.html


"ILHA DA SALVAÇÃO
João Monge


eu sei que já me enganei
vezes sem conta
e não contei
eu sei que já me cortei
em facas de ponta
e não sangrei


eu sei que às vezes menti
para não ficar
longe de ti
eu sei que já me perdi
para te encontrar.
e entristeci


eu sei que disse que sim
a tudo o que não
partia de mim
chamei bombom ao ruim
pedi perdão
num copo de gin


andei à toa na rua
fiz a minha cova
acabei seminua
chamando nomes à lua
que não se renova
para eu ser só tua


mas fiz da minha perdição
o meu rosário
virei o mundo ao contrário
e encontrei a salvação"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover