11/01/24

Seitas Religiosas - As supostas aparições de Jesus e da Virgem num quinta em Alcaparrosa, a um quilómetro da aldeia de El Palmar de Troya, na província de Sevilha, no final dos anos 60, foi o mote para a construção de um altar, que seria a primeira pedra da igreja cristã palmariana, que se autodeclara a sucessora da Igreja Católica de Roma com o seu próprio papa e sé episcopal.






«“El Palmar de Troya”: A macabra história da Igreja Cristã Palmariana na RTP2

A RTP2 vai estrear esta terça-feira, dia 9 de janeiro, pelas 20:30h, série documental de 4 episódios “El Palmar de Troya“, que conta a fascinante e macabra história de uma das seitas religiosas mais nocivas e paradoxais do mundo: a Igreja Cristã Palmariana.

As supostas aparições de Jesus e da Virgem num quinta em Alcaparrosa, a um quilómetro da aldeia de El Palmar de Troya, na província de Sevilha, no final dos anos 60, foi o mote para a construção de um altar, que seria a primeira pedra da igreja cristã palmariana, que se autodeclara a sucessora da Igreja Católica de Roma com o seu próprio papa e sé episcopal.

A rejeição do sínodo foi a base do credo e das obrigações dos palmarianos, liderados pelo autoproclamado Papa Gregório XVII, ou Clemente Domínguez, até então um contabilista de uma companhia de seguros, que criou uma organização que protegia a sua intimidade, e quem não comungasse com o seu credo não podia entrar no santuário.

Ao longo dos anos, foram inúmeros os relatos e investigações em torno de práticas obscuras na Igreja Palmariana. Além de compilar os achados já feitos por essas investigações, “El Palmar de Troya” apresenta novas informações exclusivas ao entrevistar ex-membros da ordem religiosa que revelam segredos até hoje desconhecidos da opinião pública.

Em junho de 2018, o último Papa Emérito da Igreja Palmariana, Gregório XVIII, cujo nome real é Sergio Ginés Hernández, e a sua esposa, Nieves Triviño, uma ex-freira palmariana, atacaram as instalações da congregação. Escândalos, sombras de abusos sexuais, anedotas implausíveis e todo tipo de acusações marcaram os mais de cinquenta anos desta congregação religiosa que alguns consideram uma igreja e muitos outros uma grande seita.

A série apresenta imagens de arquivo inéditas, recriações ficcionais e testemunhos reais do ex-Papa Ginés, da sua esposa e de outros protagonistas que viveram neste mundo tão particular, tão real, tão incrível e que continua a ter devotos em todo o mundo.

Uma das coisas que mais surpreende em toda esta história, é que este império religioso continua a funcionar. Todos os dias, às quatro da tarde, os sinos tocam e a basílica enche-se de fiéis. Além disso, expandiu-se mundialmente por países como Irlanda, Alemanha, Suíça, Brasil, Argentina e até nos EUA.

Produzida pela Movistar+ em colaboração com 100 Balas e 93 Metros, e com realização de Israel del Santo, “El Palmar de Troya” faz uma abordagem exaustiva e rigorosa às entranhas do universo palmariano, à história incalculável desta congregação e nasceu como resultado de uma investigação realizada ao longo de três anos.» in https://cinevisao.pt/el-palmar-de-troya-a-macabra-historia-da-igreja-crista-palmariana-na-rtp2/


(El Palmar de Troya: Episodio 1 - Bendita tú eres | #0)


(El Palmar de Troya: Episodio 2 - ‘Entre todas las mujeres’ | #0)

(El Palmar de Troya, la iglesia oscura | Los Reporteros)

#religião    #igreja    #catolicismo    #seita    #elpalmardetroya     #gregórioXVII

#clementedomínguez    #espanha    #sevilha     #alcaparrosa

Sem comentários:

Enviar um comentário