12/01/24

História e Arqueologia - Os cientistas acreditam que o homem, que era extremamente alto, seria um nobre rico que apoiou a União de Kalmar, uma união breve entre as três nações escandinavas.



«Sepultura medieval de homem “muito, muito poderoso” descoberta na Suécia

Os cientistas acreditam que o homem, que era extremamente alto, seria um nobre rico que apoiou a União de Kalmar, uma união breve entre as três nações escandinavas.

Arqueólogos na Suécia descobriram a sepultura de um homem extremamente alto do século XVI, enterrado com uma longa espada, que pode ter sido um nobre apoiante da União de Kalmar, a fracassada associação de estados entre a Suécia, Dinamarca e Noruega.

Johan Klange, líder da equipa de investigadores e arqueólogo da Halland Cultural Environment, revelou que a espada, que mede mais de 1,3 metros, parecia ser incrustada com outro metal para formar pequenas cruzes cristãs.

O homem tinha cerca de 1,9 metros de altura, uma estatura impressionante hoje em dia e ainda mais impressionante para a época, considerando que a altura média masculina na Suécia era de cerca de 1,65 metros.

A sepultura foi encontrada durante escavações na “Lilla Torg” (Pequena Praça), no centro de Halmstad, na costa oeste da Suécia, perto da Dinamarca.

O túmulo do homem é o mais proeminente entre as 49 sepulturas encontradas no local de um convento franciscano, ativo de 1494 até à sua destruição em 1531 durante a Reforma Protestante, relata o Live Science.

A espada, o único objeto encontrado no túmulo, sugere que o homem ali sepultado poderia ser da alta nobreza. Os arqueólogos especulam que ele terá sido um apoiante rico da União de Kalmar, período entre 1397 e 1523 durante o qual um único rei governou a Suécia, Dinamarca e Noruega.

“A nossa teoria é que ele fazia parte da alta nobreza da União de Kalmar e pode ter possuído propriedades na Suécia e na Dinamarca. Essas pessoas tornaram-se muito, muito poderosas“, relata Klange.

A sepultura foi descoberta em meados de dezembro durante escavações no local, encontrado durante obras rodoviárias nos anos 1930.

Estando dentro dos limites da igreja do convento, é provável que o homem e outras duas pessoas enterradas nas proximidades — um outro homem e uma mulher — fossem membros de uma família nobre local.

Os cientistas vão agora analisar o ADN dos ossos para descobrir se as três pessoas eram parentes. A espada, que parece ser do estilo europeu medieval tardio, conhecido como “espada longa” ou “espada de uma mão e meia“, que poderia ser usada com uma ou duas mãos, também será analisada

Embora a espada fosse de ferro e suscetível à ferrugem, está bem preservada, mas a lâmina partiu-se perto do punho, provavelmente devido às obras rodoviárias dos anos 1930.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/sepultura-medieval-homem-poderoso-suecia-576888


#história    #arqueologia    #homem    #alto    #suécia    #halmstad    #lillatorg

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover