26/01/24

História e Arqueologia - Uma bala de chumbo, com o nome de Júlio César inscrito, foi encontrada num campo da cidade espanhola de Montilla.



«Bala com o nome de Júlio César surpreende arqueólogos (e pode solucionar mistério antigo)

Uma bala de chumbo, com o nome de Júlio César inscrito, foi encontrada num campo da cidade espanhola de Montilla.

Foi na zona rural de Montilla, na Andaluzia, que historiadores e arqueólogos se impressionaram com a descoberta de uma bala de chumbo, que continha a inscrição do nome abreviado de Júlio César – “CAES”.

Segundo o ZME Science, a bala inclui ainda uma segunda inscrição: IPSCA, uma referência a uma suposta cidade romana nos limites da atual Baena.

A inscrição, particularmente intrigante, é um indício do apoio de Ipsca a César, o que sugere que a cidade teve um papel fundamental no fornecimento de munição e até de tropas para o seu exército.

Além disso, a região é apontada como um dos cenários da Batalha de Munda, o confronto final da segunda guerra civil da República Romana que sagrou a vitória de Júlio César contra os filhos de Pompeu, em 45 a.C..

O projétil de 70 gramas, que mede 4,5 centímetros de comprimento, 2 de largura e 1,7 de altura, foi fabricado usando um molde no qual os artesãos despejaram chumbo derretido.

Terá sido lançado usando um tipo de fisga manual, com um pequeno suporte centralizado entre as cordas de retenção. Os arqueólogos afirmam que a origem da arma remonta ao Paleolítico Superior.

Na Antiguidade, a fisga evoluiu para se tornar uma arma comum na Grécia Antiga e no período romano, sendo adotada pelo Exército Romano. A sua forma aerodinâmica e equilíbrio no ar permitiam que os projéteis cobrissem grandes distâncias com força considerável, atingindo frequentemente o alvo com precisão.

Como as munições eram produzidas despejando chumbo derretido em moldes de cerâmica, o projétil em questão pode indicar o local exato da Batalha de Munda, um assunto debatido há muito tempo.

Os arredores de Montilla emergem assim como um dos principais candidatos para o evento histórico.

A escavação foi liderada por Javier Moralejo e Jesúss Robles, ambos da Universidade Autónoma de Madrid, em parceria com José Antonio Morena do Museu Histórico de Baena e Antonio Moreno do Museu Arqueológico de Cabra.

ZAP // in https://zap.aeiou.pt/bala-nome-julio-cesar-579379


(Bala com o nome de Júlio César surpreende arqueólogos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover