31/01/24

Geologia e Geografia - A empresa britânica Savannah continua a fazer prospecção de lítio em Portugal, e contratou uma auditoria externa para provar que está inocente no âmbito das suspeitas da “Operação Influencer”.



«Suspeitas da Operação Influencer não afetam lucros do lítio. Mina do Barroso arranca em 2025

A empresa britânica Savannah continua a fazer prospeção de lítio em Portugal, e contratou uma auditoria externa para provar que está inocente no âmbito das suspeitas da “Operação Influencer”.

A investigação lançada pelo Ministério Público (MP) a 7 de Novembro de 2023 decorre em torno de suspeitas nos negócios do lítio e do hidrogénio, e de um centro de dados em Sines.

Mas a mineira britânica Savannah, responsável pelo projecto da mina de lítio do Barroso, em Boticas, continua a fazer furos à procura de lítio enquanto contratou uma auditoria externa para provar que não participou em qualquer tipo de esquema ilegal.

A sociedade de advogados Rui Pena, Arnaut e Associados é a responsável por esta “avaliação jurídica independente das actividades da empresa em Portugal entre 2017 e 2023″, conforme adianta o Jornal de Negócios.

O escritório de advogados já teve acesso a “informação privilegiada”, incluindo “contactos com entidades externas, transacções financeiras, banco de dados de email e outros registos”, e “as conclusões apontam para a ausência de irregularidades nos negócios do lítio”, sublinha o Negócios.

A auditoria concluiu que “não houve transações financeiras irregulares nem ofertas e pagamentos indevidos, ou interações com entidades nacionais no processo de Avaliação do Impacto Ambiental”, acrescenta o jornal.

“A Savannah não tem qualquer relacionamento com nenhum dos outros negócios ou projecto mencionados na ‘Operação Influencer’”, asseguraram os responsáveis da empresa numa apresentação a investidores em Londres, reforça ainda a publicação.


Mina do Barroso deve arrancar em 2025

“A situação legal da Savannah é forte”, salienta o CEO da empresa num comunicado, certo de que a investigação não vai afetar o negócio do lítio, embora afete a imagem da empresa em termos de “validação externa”.

“A capacidade da Savannah em entregar o projecto da mina do Barroso e gerar lucros no futuro não será afetada pelas conclusões da investigação”, reforça a auditoria citada pelo Negócios.

Assim, o projecto da Savannah continua a todo o gás em Boticas, com a realização de furos e a compra de lotes a proprietários locais.

Entretanto, a empresa britânica continua a procurar “parceiros estratégicos” entre “um grupo de empresas que integram a cadeia de valor das baterias”, sublinha o jornal económico.

A mineira prevê começar o projecto da mina do Barroso em 2025, perspetivando que já em 2026, poderá começar a extrair lítio.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/operacao-influencer-lucros-litio-580941


(Mina do Barroso ilustra paradoxos do Pacto Ecológico Europeu)

(Mina de lítio não convence população de Covas do Barroso)

(Exploração de lítio no Barroso recebe "luz verde" | RTP | 2023 | BOTiCAS)

#minasdobarroso    #boticas    #lítio    #operaçãoinfluencer    #savannah    #lucros

#suspeita    #auditoriaexterna     #geografia    #geologia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover