08/01/24

Arquitetura - existem casas que são construídas de raiz como foco na máxima eficiência, como é o caso da Heliodome, em Cosswiller, França.

https://www.heliodome.com/


«Heliodome, a casa solar que está a 20 graus todo o ano

Esta casa em forma de pião é uma das mais eficientes que existem, pois utiliza o sol como principal recurso.

Com os altos preços da eletricidade, qualquer estratégia que sirva para economizar em casa merece atenção. Existem detalhes que podem ser acrescentados posteriormente, quando a casa já estiver construída. Porém, existem casas que são construídas de raiz como foco na máxima eficiência, como é o caso da Heliodome

A Heliodome é uma casa bioclimática e passiva em forma de pião que quase não consume eletricidade desde que foi construída. Projetada por Eric Wasser, um marceneiro francês, é uma das casas mais eficientes do mundo. Embora a tenha imaginado nos anos 90, só em 2011 é que ficou concluída em Cosswiller, França.

Não há aquecimento nem ar condicionado , mas na casa de Eric Wasser, independentemente da estação e do mês do ano, faz sempre 20 graus. A razão está na sua impressionante forma superior, nos materiais com os quais é feita e no seu design.

A estrutura da Heliodome foi pensada para que a casa se adapte a todas as estações do ano, conseguindo aquecimento e arrefecimento natural por conta própria no inverno e no verão . Esta casa ecológica tem como pilar fundamental a trajetória do sol, que não segue o mesmo movimento no verão e no inverno. Pensando nisso, Wasser idealizou uma estrutura inclinada que protege a casa do calor do verão.

Além disso, graças ao isolamento térmico de altíssima qualidade e à eliminação de estruturas ou materiais que possam reter o calor, é possível manter o ar fresco no interior. As aberturas estão estrategicamente localizadas para não aumentar a temperatura da casa.

A fachada principal está orientada a sul, é totalmente transparente e tem uma forma curva no sentido este-oeste. Desta forma, é usado o máximo de luz solar. No inverno, quando o sol está mais baixo, a casa consegue captar o máximo de calor possível e graças, mais uma vez ao isolamento, é capaz de aquecer o interior, sem necessidade de recorrer a aquecimento.

No inverno cobre até 80% das necessidades de calor graças ao isolamento térmico, à sua boa orientação e à sua inclinação, que depende da latitude em que se encontra. Para água quente, a casa tem instalação de painéis solares que permitem aquecer a água, mas também evacuar parte do calor, evitando assim temperaturas excessivamente quentes no interior.» in https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/12/14/55253-heliodome-a-casa-solar-que-esta-a-20-graus-todo-o-ano


(Insolite : l’incroyable héliodome, véritable maison solaire!)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover