08/07/22

Desporto Automobilismo - Uma análise realizada entre 2012 e 2019 desafiou a crença algo antiga de que o piloto só tem 20% de importância no seu resultado nas corridas.


«F1. O que é mais importante: piloto, carro ou equipa? 8 anos de estudo respondem

Uma análise realizada entre 2012 e 2019 desafiou a crença algo antiga de que o piloto só tem 20% de importância no seu resultado nas corridas.

Se Nico Rosberg tivesse um carro igual ao de Lewis Hamilton, teria sido campeão mais vezes?

O carro de Niki Lauda era igual ao de Clay Regazzoni ou, mais tarde, ao de Alain Prost?

A diferença na qualidade dos pilotos era assim tão óbvia?

Na Fórmula 1, há décadas que se discute esta trilogia: piloto-carro-equipa. O que é mais importante nos resultados das corridas?

Foi por isso que foi realizada uma análise a estatísticas, a dados, entre as temporadas 2012 e 2019.

A investigação ficou a cargo de Duane Rockerbie e Stephen Easton. Os resultados foram publicados no jornal Applied Economics, citados pela Sky News.

Os números serviram também para testar a teoria, algo antiga, que defende que 80% do resultado numa corrida depende do carro e da equipa. O papel do piloto acabaria por ser de apenas 20%. É a “regra 80-20”.

O estudo negou essa ideia. A conclusão principal é a de que o fator mais relevante para o resultado em cada corrida é a ligação, a interação, entre piloto e a equipa, que se situa entre os 30% e 40% de importância.

“A contribuição do carro e da equipa tem sido sobrestimada. Não têm uma importância de 80%; está mais próxima dos 20%. O papel do piloto ronda os 15%”, explicou Duane Rockerbie, professor da Universidade de Lethbridge, no Canadá.

“A regra 80-20 subestima muito o papel do piloto, dada a complementaridade crítica entre piloto e equipa”, continuou.

40 mais 20 mais 15… Ainda faltam 25%. São os “fatores aleatórios” que decorrem em cada prova, explicou o investigador.

Este estudo reforça o papel do piloto: “Mostra que o piloto não é apenas a pessoa que está a conduzir o carro. Também fornece informações, análises valiosas sobre o desenvolvimento dos carros”.

Assim, os melhores pilotos “tendem a contribuir mais para a tecnologia da equipa e vice-versa”.

“Afinal, os carros de Fórmula 1 não andam sozinhos e os pilotos não podem exercer o seu ofício sem um carro de Fórmula 1”, recordou.

O estudo também concluiu (confirmou) que as equipas com maiores orçamentos têm maiores probabilidades de vencer campeonatos. Porque têm mais dinheiro para gastar nos dois fatores essenciais: salários para os melhores pilotos e melhores peças e tecnologia para o carro.» in 

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/f1-estudo-487303

(No detalhe! Veja primeiras FOTOS do NOVO CARRO da F1 para 2022 e confira a ANÁLISE de Rico Penteado)

#desporto    #automobilismo    #fórmula1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover