11/08/19

Desporto Atletismo - A vida de Rosie Ruiz ficou marcada por muitas trapaças e esquemas, sendo que a maior de todos teve lugar a 21 de abril de 1980, quando a cubana, uma perfeita desconhecida, venceu a Maratona de Boston.



«MORREU ROSIE RUIZ, A ATLETA QUE FEZ BATOTA PARA GANHAR A MARATONA DE BOSTON, CORRENDO APENAS UM QUILÓMETRO E MEIO

A cubana fez 'batota' em 1980 para vencer a Maratona de Boston e nunca devolveu a medalha conquistada.

A vida de Rosie Ruiz ficou marcada por muitas trapaças e esquemas. A maior de todos teve lugar a 21 de abril de 1980, quando a cubana, uma perfeita desconhecida, venceu a Maratona de Boston.

Mais tarde ficou provado que Ruiz, mesmo sem o ter admitido, só correu um quilómetro e meio da prova.

As imagens da altura mostram uma atleta amparada por polícias depois da glória, que acabou por ser sol de pouca dura.

A medalha de ouro essa, nunca haveria de a devolver. A organização teve mesmo que fazer uma réplica para a vencedora mais tarde declarada, Jacqueline Gareau.

A vitória do Rosie causou espanto. Deu azo a investigações e interrogatórios. No final apurou-se, através de fotografias, que a cubana tinha entrado na corrida a apenas um quilómetro e meio da meta.

Anos mais tarde acabou apanhada em outros esquemas. Viu-se envolvida em crimes de tráfico de droga e falsificação de documentos.

Morreu aos 66 anos, vítima de um cancro.» in https://desporto.sapo.pt/modalidades/atletismo/artigos/morreu-rosie-ruiz-uma-das-maiores-batoteiras-do-desporto-que-ganhou-a-maratona-de-boston-correndo-apenas-um-quilometro-e-meio


(Rosie Ruiz 1980 Boston Marathon Cheater)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover