11/08/19

F.C. do Porto Ciclismo - Cicilista da W52-FC Porto foi também o mais rápido no contrarrelógio individual entre Vila Nova de Gaia e o Porto que pôs fim à 81.ª edição da "Grandíssima".



«JOÃO RODRIGUES VENCE VOLTA A PORTUGAL
11 DE AGOSTO DE 2019 17:40

Cicilista da W52-FC Porto foi também o mais rápido no contrarrelógio individual entre Vila Nova de Gaia e o Porto que pôs fim à 81.ª edição da "Grandíssima".

João Rodrigues é o vencedor da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta e dá assim à W52-FC Porto a quarta vitória consecutiva na mais prestigiada competição velocipédica do país, depois dos triunfos de Rui Vinhas (2016) e de Raúl Alarcón (2017 e 2018). O ciclista algarvio finalizou o contrarrelógio individual entre Vila Nova de Gaia e o Porto (19,5 quilómetros) com o melhor tempo (27 minutos, 31 segundos e 33 centésimos), deixando Jóni Brandão da Efapel, com quem partilhava a liderança, em terceiro a mais de um minuto.

A formação portista contou com três corredores nos quatro primeiros lugares da 10.ª e última etapa. António Carvalho foi o segundo classificado e Gustavo Veloso ficou no quarto posto. Houve ainda mais três Dragões no top-10 da tirada: Samuel Caldeira (7.º), Edgar Pinto (9.º) e Ricardo Mestre (10.º). Já Daniel Mestre alcançou o 18.º lugar.

A Volta a Portugal 2019 fica marcada pela presença de quatro portistas entre os cinco primeiros da geral individual. Ao homem de maior destaque, João Rodrigues, juntam-se Gustavo Veloso (3.ª), António Carvalho (4.º) e Edgar Pinto (5.º). Ricardo Mestre foi 20.º classificado, Daniel Mestre, que ganhou a geral por pontos, terminou em 61.º e Samuel Caldeira, o primeiro camisola amarela da prova, acabou na 65.ª posição. A W-52 FC Porto agarrou também a glória na classificação geral por equipas, relegando a Rádio Popular/Boavista para segundo (a 2.26s) e a Sporting Tavira para terceiro (a 11m11s).

Na altura da consagração, o ciclista natural de Faro prestou declarações ao Porto Canal e transbordava felicidade: “Foi uma Volta bastante disputada até aos últimos metros. É incrível como o primeiro e segundo classificados tinham o mesmo tempo à entrada para a última etapa. Foi uma competição memorável para os adeptos do ciclismo. Estou muito feliz. Além disso, é fantástico ganhar no Porto. É magico. Nem sei como seria se não fosse aqui. Quero agradecer a todos os portistas e responsáveis da W52-FC Porto. Já digeri a vitória na Torre, um dos melhores momentos da minha carreira, mas ainda não tenho bem noção de que ganhei a Volta a Portugal. Acho que vou precisar de mais algum tempo para isso. Agora vamos fazer a festa em Sobrado. Apareçam todos lá para celebrarmos um dia inesquecível”.

Feliz estava também Jorge Nuno Pinto da Costa, que fez questão de acompanhar parte do contrarrelógio no carro da equipa dirigida por Nuno Ribeiro. O presidente do FC Porto destacou o companheirismo dos corredores como aspeto fundamental para este êxito: “Foi uma vitoria especial, justíssima e esperada. Para além de grandes valores, esta equipa tem um espírito de união e solidariedade que a tornam a melhor. Hoje no contrarrelógio, em que não há ajudas, mostrámos que somos os melhores. Acompanho sempre as provas da nossa equipa e acreditava piamente que íamos ganhar. Na Rússia, por infeliz coincidência, estava ao telefone com o senhor Quintanilha, que foi quem me informou das quedas na chegada a Bragança. Fui tentando saber durante a noite o que se tinha passado e depois quis ir visitá-los quando cheguei a Portugal. É sempre muito bom ganhar aqui no Porto, mas há dois anos festejar no Rossio, em Lisboa, com os portistas também me deu uma particular satisfação. Ainda por cima junto do presidente da Câmara, que é vermelho. O segredo para o sucesso é serem os melhores e depois é o espírito de amizade que se nota que há entre eles, na estrada e fora dela, e que é um suplemento decisivo. Não é para qualquer equipa colocar quatro ciclistas entre os cinco primeiros da geral”.

João Rodrigues conquista aos 24 anos o principal troféu da carreira até ao momento.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20190811-pt-joao-rodrigues-vence-volta-a-portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover