31/08/17

Arte Escultura - O artista Óscar Rodrigues esculpiu um bombeiro num tronco de árvore usando uma motosserra, uma peça a que designou “Anjo sem asas” e está a leiloar para ajudar as vítimas dos incêndios que deflagraram em Pedrógão Grande.



«“Anjo sem asas”: Bombeiro esculpido em madeira leiloado para ajudar vítimas dos incêndios

O artista Óscar Rodrigues esculpiu um bombeiro num tronco de árvore usando uma motosserra, uma peça a que designou “Anjo sem asas” e está a leiloar para ajudar as vítimas dos incêndios que deflagraram em Pedrógão Grande.

“Vi aquele cenário devastador e desolador no noticiário e isso tocou-me especialmente. Achei que a melhor forma de contribuir era usar o meu talento para uma iniciativa solidária”, afirmou à agência Lusa.

E foi assim que nasceu a peça “Anjo sem asas” que está a ser alvo de um leilão virtual, através da rede social Facebook, na página de Óscar Rodrigues, de 36 anos e que é natural de Soutelinho do Mezio, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Atualmente, o artista trabalha numa escola de hotelaria na Suíça e desloca-se várias vezes por ano a Portugal onde aproveita para se dedicar à sua arte.

O seu regresso a Portugal, em junho, coincidiu com a tragédia de Pedrógão Grande, onde morreram pessoas e o fogo deixou um enorme rasto de destruição, com casas ardidas, terrenos agrícolas queimados e floresta devastada.

Óscar Rodrigues quer ajudar no recomeço. Para isso quer ir entregar em mãos a verba conseguida, através das licitações ou doações, a algumas vítimas da aldeia de Pobrais.

O leilão irá decorrer até ao dia 15 de setembro.

Num tronco de árvore, o artista esculpiu um bombeiro de cerca de 3,30 metros, que “ironicamente” e apesar do nome dado à peça, tem umas grandes asas, ainda um machado, um capacete, botas e luvas.

Óscar esculpe a madeira utilizando a técnica de "wood carving", ou seja utilizando uma motosserra.

“É uma motosserra normalíssima, apenas tenho uma mais pequena e afiada como uma faca para fazer um detalhe mais de pormenor, específico”, explicou.

Esta é uma técnica ainda pouco conhecida e divulgada em Portugal.

Para além de ajudar as vítimas dos incêndios, com esta peça o artista quer ainda homenagear os bombeiros portugueses.

Quando participa em feiras, Óscar Rodrigues gosta de trabalhar ao vivo para que as pessoas possam ver a técnica e conheçam esta forma de esculpir.

Normalmente trabalha por encomenda. Atualmente, possui vários trabalhos em Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, e para onde criou peças mais associadas à natureza e agricultura, como a cabra montanhesa ou uma junta de bois.

Para a Quinta da Pacheca, localizada no Douro, criou uma garrafa com quatro metros, com um cacho de uvas em seu redor e ainda garrafeiras.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/anjo-sem-asas-bombeiro-esculpido-em-madeira-leiloado-para-ajudar-vitimas-dos-incendios

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover