08/08/17

Amarante Literatura - Um homem que visitava a casa de Pascoaes era Duarte Leite; muito inteligente, cheio de interesse, casado com uma senhora de Amarante, encantadora, D. Eulália Falcão.





«Um homem que visitava a casa de Pascoaes era Duarte Leite. Muito inteligente, cheio de interesse, casado com uma senhora de Amarante, encantadora, D. Eulália Falcão.

Duarte Leite era professor catedrático de Matemática e foi convidado para nosso embaixador no brasil, onde esteve vários anos. Sua mulher era adorada em terras de Santa Cruz. Ele perdera muitas simpatias quando, um dia, um político importante lhe perguntou: «Haverá alguma coisa mais bonita do que a entrada na baía do Rio de Janeiro?»

Duarte Leite afirma: «Há, há!»

«O que é?» - pergunta o brasileiro.

«A saída!» - responde o embaixador.

Também nós visitámos este casal amigo na sua quinta de Vila Pouca, em Meinedo.» in Fotobiografia "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.


«Meinedo - Casa de Vila Pouca

O Professor, o Estadista, o Embaixador…

O Professor, Dr. Duarte Leite Pereira da Silva, nascido no Porto, em 1864, foi um democrata muito ilustre e muito considerado, a todos os níveis, sociais e políticos, residente que foi, na sua Casa de Vila Pouca – em Meinedo, Lousada, (uma quinta senhorial), onde se fixou após a sua aposentação, de diplomata, em 1931 e aí permaneceu até ao fim dos seus dias, em 1950.

Viveu e conviveu num período difícil da nossa história: A Implantação da República de 1910, tendo contribuído com o seu saber, dedicação e participação, para cimentar os ideais republicanos. 

Considerado, um republicano convicto, da ala liberal, apartidário e anticlerical. De bom carácter e ainda, um invejável comunicador, quer oral, quer por escrito. Enfim, um grande senhor possuidor dum belo percurso de vida vivida, conforme se constata pelo historial de algumas das muitas referências abonatórias, esclarecedoras, referentes a atividades culturais e intelectuais, bem como a cargos e a funções que exerceu:

Foi, Professor na Academia Politécnica do Porto; Republicano; Vereador da Câmara Municipal do Porto; Representante do Governo na C.P.(vogal); Ministro das Finanças; Presidente do Concelho de Ministros (1º. Ministro); Ministro do Interior; Diplomata (Embaixador de Portugal no Brasil de 1914 a 1931) e Escritor. Em suma, um conferencista, um orador, um escritor e um político, muito prestigiado.


Duarte Leite - Publicou livros, fundou e dirigiu jornais e revistas e escreveu imensos artigos. Pelos vários livros e artigos, que escreveu, foi e é considerado, um dos historiadores dos descobrimentos portugueses.» in https://www.facebook.com/235496219938113/photos/a.235507486603653.1073741828.235496219938113/235509956603406/

Mais sobre Duarte Leite.

http://duarteleitepereiradasilva.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover