30/04/17

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 1 vs Sporting C.P. 1 - FC Porto e Sporting terminaram com um golo cada o jogo da 3.ª jornada da fase final.



«DEU EMPATE NO CLÁSSICO DE SUB-17

FC Porto e Sporting terminaram com um golo cada o jogo da 3.ª jornada da fase final.

Terminou empatado a um golo o clássico entre as equipas de Sub-17 do FC Porto e do Sporting, relativo à 3.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de juniores B. O ponto conquistado deixa os portistas com quatro pontos, no terceiro lugar da tabela. Acima, com sete, segue o Sporting e com mais dois, na liderança, o Benfica.

Apesar do domínio evidenciado no primeiro tempo, os Dragões acabaram por não conseguir materializar a supremacia em golos, toada essa que se manteve também nos minutos iniciais da etapa complementar. Como muitas vezes acontece no futebol, quem não marca sofre e essa máxima voltou impor-se, uma vez que foram os leões a inaugurar o marcador. Tiago Rodrigues aproveitou um momento de desconcentração da defensiva portista para fazer o 1-0 aos 66 minutos.

Em desvantagem no marcador, os Dragões voltaram à carga e acabaram premiados. O golo que veio dar justiça ao resultado foi conseguido já nos minutos de compensação do segundo tempo, depois de Romário Baró ter sofrido falta dentro da grande área sportinguista. Chamado a converter o castigo máximo, Miguel Magalhães não falhou e fez o 1-1 aos 80+5 minutos.

No Estádio Luís Filipe Menezes, os Sub-17 portistas alinharam com: João Gonçalo, Rúben Rosário, Tiago Matos, Cláudio Silva, Tiago Lopes, Vítor Ferreira (Vítor Cardoso, 77m), João Mário, Romário Baró, Vasco Paciência (Leandro Campos, 66m), Afonso Sousa (Mané, 63m) e Miguel Magalhães.

Na próxima jornada, a quarta da fase decisiva da prova, os azuis e brancos jogam no terreno do Oeiras, que atualmente é o último classificado. A partida está agendada para o dia 14 de maio (domingo).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-formacao-fc-porto-sporting-3jor-3fase-cnjb.aspx

F.C. do Porto Natação - Integradas na seleção nacional de juvenis, Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos estiveram em destaque no primeiro dia do Meeting Internacional Swann Oberson, que decorre este fim de semana em Genebra, na Suíça.



«NATAÇÃO: PORTISTAS EM DESTAQUE NA SUÍÇA

Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos subiram ao pódio nas respetivas provas.

Integradas na seleção nacional de juvenis, Mariana Barbosa e Ana Rita Ramos estiveram em destaque no primeiro dia do Meeting Internacional Swann Oberson, que decorre este fim de semana em Genebra, na Suíça.

Mariana Barbosa obteve a medalha de prata ao terminar os 200 metros mariposa na segunda posição, enquanto Ana Rita Ramos conseguiu o terceiro lugar e a respetiva medalha de bronze nos 200 metros livres. A competição prossegue este domingo, com novas participações das internacionais portistas.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Natacao-Portistas-em-destaque-na-Suica.aspx

Liga NOS: Desportivo de Chaves 0 vs F.C. do Porto 2 - Foi um FC Porto autoritário e seguro que não deixou o Chaves fechar as portas do título, ao vencer por duas bolas sem resposta, em Trás-os-Montes, com golos de Soares e André André, ambos na segunda parte.



«DRAGÃO MANDOU PARA LÁ DO MARÃO

​Soares e André André materializaram superioridade frente ao Chaves (2-0). Seguem-se três “finais” para o título​​​.

Foi um FC Porto autoritário e seguro que não deixou o Chaves fechar as portas do título, ao vencer por 2-0 em Trás-os-Montes, com golos de Soares e André André, ambos na segunda parte. Tratou-se de um encontro em que a equipa da casa não teve qualquer oportunidade para marcar e em que os Dragões somaram o 28.º encontro consecutivo na Liga NOS sem derrotas. Faltam apenas três jornadas por disputar, que serão autênticas finais, a começar pela próxima (sábado, às 20h30), com uma difícil deslocação ao terreno do Marítimo – o líder está a três pontos e há que aguardar um deslize do Benfica para chegar ao primeiro lugar. 

Com Rúben Neves a substituir o lesionado Danilo e o recuperado Corona e Otávio nos lugares de Óliver e André Silva, face ao encontro de domingo frente ao Feirense, o FC Porto começou o jogo pressionante, com as linhas subidas. Porém, os locais defenderam-se sempre bem e as oportunidades de golo não abundaram. Otávio – o primeiro a ver o cartão amarelo, aos 30 minutos, por uma falta menos grave do que algumas que sofrera antes e em que Carlos Xistra fora sempre benevolente – jogava nas costas de Soares, com Corona e Jota nas alas, e foi o ponta de lança brasileiro a dar um safanão na partida aos 34 minutos, com um remate violento para defesa apertada de António Filipe. Nos minutos seguintes, o guarda-redes também teve de se aplicar para travar dois livres perigosos de Rúben Neves.

O intervalo chegava sem golos e a segunda parte recomeçou na mesma toada, com um Chaves compacto e a procurar erros alheios para lançar contra-ataques. Mas seria finalmente o FC Porto a ter a felicidade de marcar num excelente momento, aos 52 minutos: André André recuperou a enésima bola junto à área flaviense, rematou e António Felipe defendeu para a frente; Soares chegou primeiro e apontou o 19.º golo na prova, em que é o segundo melhor marcador. No lance anterior ao golo, lá se viu o penálti da praxe sonegado aos azuis e brancos, com Bressan (deveria ter-lhe sido exibido o segundo cartão amarelo) a empurrar Otávio nas costas.

Os azuis e brancos ainda não tinham concedido qualquer oportunidade ao adversário e, nos minutos seguintes, o controlo de jogo manteve-se. A equipa estava segura do que fazia e, em desvantagem no marcador, os transmontanos subiam mais no terreno, o que proporcionava espaço ao ataque portista – e foi assim que surgiu o golo da tranquilidade, apontado por André André, aos 72 minutos. É de destacar também o passe de rotura que isolou o médio, efetuado por Otávio, autor de uma bela exibição no regresso à titularidade e que se fartou de levar pancada: oito (!) faltas sofridas, mas ainda assim foi o primeiro a ver o cartão amarelo, como referimos. Já na fase final do jogo, aos 89 minutos, Maxi Pereira foi expulso, num lance com Davidson

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/desp-chaves-fcporto-16-17.aspx


OS MELHORES MOMENTOS DO CHAVES-FC PORTO (0-2)

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 12 vs Sanjoanense 0 - Seis golos em cada parte valem triunfo por uma dúzia, na 21.ª jornada do campeonato.



«NOVA GOLEADA PARA ULTRAPASSAR A SANJOANENSE

Seis golos em cada parte valem triunfo por 12-0 na 21.ª jornada do campeonato.

O FC Porto Fidelidade venceu na tarde deste sábado a formação da Sanjoanense, por 12-0, na 21.ª jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins, aumentando assim para sete o número de vitórias consecutivas na prova. No Dragão Caixa, a goleada dos Dragões foi conseguida graças aos golos de Gonçalo Alves (3), Hélder Nunes (3), Telmo Pinto (2), Rafa, Jorge Silva e do estreante Dinis Abreu.

O golo de Gonçalo Alves, logo no primeiro minuto da partida, foi o mote para o que viria a ser mais uma exibição autoritária dos Dragões, que pelo terceiro jogo consecutivo chegaram à barreira dos nove golos marcados. Sem capacidade de reagir ao golo inaugural, a Sanjoanense também não a teve de tapar os caminhos para a sua baliza, que esteve sempre debaixo de fogo dos portistas. O resultado no final da primeira parte diz bem do sentido do jogo: 6-0.

Seis golos no primeiro tempo e mais seis no segundo. Tal como a primeira, a segunda parte arrancou com novo golo da formação de Guillem Cabestany, desta feita por Telmo Pinto (7-0), que deu início a novo festival de golos. Com o jogo perfeitamente controlado, a maior nota de destaque do segundo tempo vai para Dinis Abreu, jovem do FC Porto B que se estreou na primeira equipa dos Dragões. Sete minutos em campo foram suficientes para o dorsal seis dos Dragões deixar a sua marca, fechando a goleada aos 47 minutos (12-0).

No final do encontro, o técnico do Guillem Cabestany admitiu que a equipa vive dias positivos, com “um bom nível médio de jogo”, o que lhe permite resolver comodamente jogos, à partida, complicados. Ainda assim, e já prevendo os difíceis desafios que esperam a sua equipa, o técnico alertou que é preciso subir a intensidade para afrontar esta fase decisiva da época.

Isto porque o mês de maio é determinante nas expectativas portistas. O próximo desafio, frente à Oliveirense vale o acesso à final-four da Taça de Portugal, seguindo-se depois o confronto com o Sporting e de novo com a Oliveirense, para o Campeonato. Com o triunfo desta tarde, os Dragões mantêm os dois pontos de distância para a liderança, na posse da formação de Oliveira de Azeméis, que nesta jornada jogou e ganhou ao Paço de Arcos.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO FIDELIDADE-SANJOANENSE, 12-0
Campeonato Nacional, 21.ª jornada
29 de abril de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Orlando Panza e Sílvia Coelho​

FC PORTO FIDELIDADE: Carles Grau (g.r), Hélder Nunes (cap.), Reinaldo Garcia, Jorge Silva e Gonçalo Alves
Jogaram ainda: Telmo Pinto, Ton Baliu, Rafa e Dinis Abreu
Treinador: Guillem Cabestany

SANJOANENSE: Marco Lopes (g.r), João Oliveira (cap.), Afonso Santos, Pedro Cerqueira e Francisco Barreira
Jogaram ainda: Alexander Mount, Tiago Almeida, Diogo Casanova, João Cruz e David Nogueira
Treinador: José Carvalho

Ao intervalo: 6-0
Marcadores: Gonçalo Alves (1m, 14m, 29m), Jorge Silva (9m), Hélder Nunes (22m, 23m, 40m), Telmo Pinto (25m e 26m) e Rafa (43m), Ton Baliu (45m) e Dinis Abreu (47m)

Disciplina: cartão azul a Rafa (49m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Sanjoanense-21a-jornada-Camp-Nac-1617.aspx

29/04/17

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 4 vs S.C. Braga 0 - Triunfo sobre os bracarenses, no Olival, na nona jornada da fase final do campeonato.



«SUB-19 GOLEIAM SPORTING DE BRAGA

Triunfo sobre os bracarenses (4-0), no Olival, na nona jornada da fase final do campeonato.

A equipa de Sub-19 do FC Porto recebeu e bateu este sábado o Sporting de Braga (4-0), no Olival, em jogo da nona jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Os azuis e brancos, que passam a somar 15 pontos e seguem na terceira posição, a sete do Sporting, olham agora para a deslocação a Vila do Conde, onde defrontam o Rio Ave na décima ronda (6 de maio, 16h00).

O FC Porto desde cedo mostrou para o que ia, assumindo o controlo do jogo e sem consentir grandes veleidades aos bracarenses. A goleada começou a construir-se logo aos 15 minutos, momento em que Xavier abriu o ativo e estabeleceu a diferença registada ao intervalo. Na etapa complementar, em jeito de confirmação do domínio absoluto dos Dragões, Moreto Cassamá (47m), Diogo Queirós (59m) e novamente Xavier (72m) fecharam as contas de um triunfo sem contestação.

Os Sub-19 portistas, comandados por João Brandão, alinharam com Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós, Diogo Leite, Oleg Reabciuk, Paulo Estrela, James Arthur, Moreto Cassamá (cap.), Jorge Teixeira (Madi Queta, 81m), Michael Morais (Mamadu Lamba, 70m) e Xavier (Moses John, 75m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-FC-Porto-SC-Braga-9a-jor-fase-final-CNJA-1617.aspx

F.C. do Porto Ciclismo - O espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, terminou na tarde deste sábado a primeira etapa da edição de 2017 da Volta às Astúrias na segunda posição, após concluir os 169 quilómetros que ligaram as localidades de Oviedo a Pola de Lena a 22 segundos do ciclista mais rápido do dia.



«RAÚL ALARCÓN FOI SEGUNDO NO PRIMEIRO DIA DA VOLTA ÀS ASTÚRIAS

Espanhol da W52-FC Porto-Mestre da Cor terminou a 22 segundos do vencedor.

O espanhol Raúl Alarcón, da W52-FC Porto-Mestre da Cor, terminou na tarde deste sábado a primeira etapa da edição de 2017 da Volta às Astúrias na segunda posição, após concluir os 169 quilómetros que ligaram as localidades de Oviedo a Pola de Lena a 22 segundos do ciclista mais rápido do dia. Esse foi o colombiano Alfonso Roldan Weimar (Medellin-Inder), que finalizou a tirada em 4h12m50s.

Numa etapa sem subidas acentuadas, mas com um grande número de contagens de montanha (três de quinta categoria e outras três de terceira), destaque ainda para o 15.º posto de Ricardo Mestre, que foi o segundo ciclista azul e branco a cortar a meta.

Na classificação geral, e devido às bonificações, Alfonso Weimar lidera a corrida com 25 segundos de vantagem para Alarcón e 33 para o também espanhol Carlos Barbero, da Movistar, que completou o pódio do dia.

No domingo corre-se a segunda etapa, que é a mais exigente dos três dias de prova. O pelotão irá percorrer 176 quilómetros que reservam como principais dificuldades duas contagens de montanha de terceira categoria, uma de segunda e outra de primeira, que estará localizada na meta, a uma altitude de 1138 metros. O percurso terá início na localidade de Ribera de Arriba e será concluído no Alto del Acebo.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Ciclismo-Volta-as-Asturias-2017-1a-etapa.aspx

F.C. do Porto Basquetebol: Galitos Barreiro 61 vs F.C. do Porto 83 - O FC Porto fechou com chave de ouro a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer o Galitos, no Barreiro, naquele que foi o derradeiro jogo antes do início dos Playoffs.



«CAMPEÕES FECHAM FASE REGULAR COM VITÓRIA NO BARREIRO

FC Porto levou a melhor sobre o Galitos (83-61) no último jogo antes do arranque dos Playoffs.

O FC Porto fechou com chave de ouro a fase regular da Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer o Galitos (83-61), no Barreiro, naquele que foi o derradeiro jogo antes do início dos Playoffs. Os campeões nacionais foram os vencedores da fase regular e vão agora defrontar a Ovarense na primeira eliminatória da fase a eliminar. Todas as eliminatórias dos Playoffs serão disputadas à melhor de cinco jogos.

As deslocações ao Barreiro nunca são fáceis e esta também não o foi, até porque o Galitos, mesmo privado de Khyle Marshall, entrou de forma destemida e a criar grandes dificuldades aos Dragões nas duas tabelas. O maior acerto da equipa comandada por André Martins permitiu-lhe fechar o primeiro período na frente do marcador (15-12), mas o FC Porto não se deixou ficar para trás no caminho para o intervalo e encurtou ligeiramente a diferença antes do descanso (33-31). Por esta altura, Jeff Xavier (7 pontos, 3 ressaltos e 2 assistências) e Nick Washburn (7 pontos e 3 ressaltos) eram os portistas mais esclarecidos.

O intervalo fez bem ao FC Porto e o coletivo liderado por Moncho López rapidamente assumiu a liderança do marcador após o reatamento, estabelecendo um parcial de 25-13 no terceiro período. Com dez pontos de vantagem à entrada para os derradeiros dez minutos (56-46), os campeões nacionais embalaram a todo o gás para um triunfo expressivo frente a um adversário tradicionalmente difícil (83-61), para o qual contribuíram decisivamente Nick Washburn (15 pontos e 11 ressaltos), Brad Tinsley (12 pontos e 7 assistências), Jeff Xavier (11 pontos) e Ferrán Ventura (10 pontos).

FICHA DE JOGO

GALITOS BARREIRO-FC PORTO, 61-83
Liga Portuguesa de Basquetebol, 2.ª fase, 10.ª jornada
29 de abril de 2017
Pavilhão Municipal Luís Carvalho, Barreiro

Árbitros: Carlos Santos, Rui Ribeiro e Bruno Maciel

GALITOS BARREIRO: Jarred Jackson (15), Jacques Conceição (10), Carlos Ferreirinho (7), Josimar Cardoso (13) e Stephen Grosey (5)
Jogaram ainda: Diogo Correia (3), Artur Castela (2), Tiago Valério, Miguel Minhava (6) e Rubinho Mendes
Treinador: André Martins

FC PORTO: Brad Tinsley (12), Jeff Xavier (11), José Silva (7), Nick Washburn (15) e Miguel Queiroz (3)
Jogaram ainda: Pedro Bastos, Sasa Borovnjak (8), André Bessa (3), João Gallina (3), Ferrán Ventura (10), João Grosso (7) e Miguel Miranda (4)
Treinador: Moncho López

Ao intervalo: 33-31
Parciais: 15-12, 18-19, 13-25, 15-27» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Galitos-Barreiro-FC-Porto-10a-jor-2a-fase-LPB-1617.aspx

Amarante Música - O camaronês Richard Bona e a sua banda Mandekan Cubano, e a brasileira Céu, juntam-se aos já anunciados Herbie Hancock, Tinariwen, Nação Zumbi e Manel Cruz, no MIMO Festival Amarante.



«Richard Bona & Mandekan Cubano e Céu no Mimo Amarante 2017

O camaronês Richard Bona e a sua banda Mandekan Cubano, e a brasileira Céu, juntam-se aos já anunciados Herbie Hancock,  Tinariwen, Nação Zumbi e Manel Cruz, no MIMO Festival Amarante.

O baixista camaronês Richard Bona apresenta-se no MIMO dia 22 de Julho com a sua nova formação afro-cubana, os Mandekan Cubano. O mais recente “Heritage”, lançado pela editora de Quincy Jones, será o ponto de partida para uma viagem pela música deste virtuoso instrumentista, compositor e vocalista que se mantém fiel às suas origens africanas. Ao longo de 18 anos de carreira já colaborou com nomes como Pat Metheny, Bobby McFerrin, Mike Stern, e, mais recentemente, John Legend.

No terceiro e último dia do MIMO Festival Amarante actua a brasileira Céu com o seu mais recente disco “Tropix” que lhe valeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, e ainda Melhor Álbum de Engenharia de Gravação.

Reconhecida pela sua originalidade, Céu é uma das principais vozes da música actual no Brasil, conquistando com a sua mistura de dub, afro-beat e trip-hop. A estreia da cantora aconteceu há 15 anos com o álbum homónimo, influenciado pelo samba de raiz e música urbana, “Céu” foi nomeado para três Grammy.

Em 2009 editou o seu segundo álbum, “Vagarosa”, inspirado na música jamaicana, e conquistou novamente a crítica ocupando o segundo lugar na Billboard de World Music. A revista Época incluiu-a entre os 100 brasileiros mais influentes do ano. Céu regressa a Portugal a convite do MIMO para apresentar o aclamado “Tropix”, no dia 23 de Julho.

O Mimo não é só música… Poderás ainda assistir a documentários, já confirmados estão “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico”, de José Eduardo Miglioli e “Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família”, de Susana de Moraes.

Em estreia em Portugal, “Chico Science – Um Caranguejo Elétrico” conta o percurso do cantor e compositor Chico   Science, expoente do movimento manguebeat e um dos mais  importantes músicos do panorama  brasileiro. Mostra a formação do grupo Chico Science & Nação Zumbi, as digressões pelo Brasil e pelos EUA, a criação do movimento e o legado que deixou, após a sua morte precoce em 1997. Uma homenagem em três actos que comoveu o Brasil e chega agora a Portugal.

Susana Moraes retrata o pai na intimidade, longe da imagem oficial do grande poeta, diplomata e criador da bossa nova, mostra um homem entre amigos e familiares, desprendido de convencionalismos, numa atmosfera que se reflecte também na linguagem da sua obra. Um perfil afectivo, quotidiano e bem-humorado onde se vê Vinicius entre amigos como Oscar Niemeyer, Ferreira Gullar e Tom Jobim. Segundo Walter Salles, este filme é “uma das experiências mais originais do documentário brasileiro das últimas décadas”.

Estas são as mais recentes confirmação da segunda edição do MIMO Festival Amarante que conta já com: Tinariwen e Nação Zumbi, dia 21; Herbie Hancock – concerto exclusivo em Portugal – e Richard Bona & Mandekan Cubano, dia 22; Manel Cruz e Céu, dia 23.» in http://www.artesonora.pt/breves/richard-bona-mandekan-cubano-e-ceu-no-mimo-amarante-2017/


Richard Bona & Mandekan Cubano - "Jokoh Jokoh"


Céu - "Varanda Suspensa" - (Tropix) - [Vídeo Oficial]

"Varanda Suspensa
Céu

Descansar a vista
Até onde a vista alcança
De uma zona temperada
Até onde o sonho te leva

Na varanda suspensa
De São Sebastião
Intocada por ipoméias
Pés de manga, costela-de-adão
Eu me sentava pra ver
Aquele quadro vivo mudar
Vista para Ilhabela
Éramos a tela impressionista

Tropical, latino-americana
Litoral, inicio de janeiro
Tardes de veraneio, lume dos faróis
Anunciando a noite neon"

Criminalidade - As autoridades identificaram um jovem de 21 anos que poderá ser um dos administrados ou até mesmo o próprio autor do jogo “Baleia Azul”



«Identificado autor do jogo “Baleia Azul”

Tem 21 anos.

As autoridades identificaram um jovem de 21 anos que poderá ser um dos administrados ou até mesmo o próprio autor do jogo “Baleia Azul”.

Chama-se Philipp Budeikin e terá sido detido a 15 de novembro de 2016 por "incitar adolescentes a cometerem suicídio", noticia a imprensa internacional.

Após a detenção, o suspeito foi internado num hospital psiquiátrico de São Petersburgo, uma vez que padece de doença bipolar, tendo ali ficado a aguardar julgamento, diz o jornal russo “Pravda”.

Numa segunda publicação do mesmo jornal, refere que as autoridades descobriram que o jovem era o mentor de um dos "grupos da morte" do jogo na rede social "VKontakte", idêntico ao Facebook.» in https://ionline.sapo.pt/560618


(O CRIADOR DO JOGO BALEIA AZUL - CONHEÇA A MENTE PERVERSA QUE COMEÇOU TUDO ISSO)


(O Bizarro jogo da Baleia Azul que está matando pessoas no mundo todo!!)


("Baleia Azul" Vídeo mostra jovem explicando como funciona o jogo suicida)

28/04/17

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 36 vs ABC 24 - Triunfo claro sobre o ABC , no Dragão Caixa, mantém os portistas na liderança do Andebol 1 com três jornadas por jogar.



«DRAGÕES AVASSALADORES REENCONTRAM-SE COM AS VITÓRIAS

Triunfo sobre o ABC (36-24), no Dragão Caixa, mantém os portistas na liderança do Andebol 1 com três jornadas por jogar.

O FC Porto regressou às vitórias frente ao ABC (36-24), no Dragão Caixa, e mantém-se firme na liderança do Andebol 1, agora com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, ainda que os lisboetas tenham menos um jogo disputado. Depois do triunfo sobre os campeões em título, na sétima jornada da segunda fase, os azuis e brancos voltam a entrar em campo no dia 13 de maio, precisamente frente ao Sporting. O clássico, referente à oitava e antepenúltima ronda do campeonato, tem início marcado para as 18h00, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa.

O coletivo comandado por Ricardo Costa tinha pela frente a primeira equipa à derrotá-lo no campeonato esta temporada, derrota essa, em Braga, que colocou um ponto final numa série vitoriosa que se prolongou durante 27 jogos. Com esse desfecho bem vivo na memória, o FC Porto entrou com força e intensidade e não demorou muito a assumir a liderança no marcador, triando também proveito de uma grandíssima exibição de Alfredo Quintana na primeira parte. O guarda-redes luso-cubano, que até marcou por duas vezes, evitou o golo do ABC com uma mão-cheia de grandes defesas, dando um importante contributo para a vantagem portista registada ao intervalo (17-14).

O descanso não retirou fulgor ao FC Porto, que se manteve intratável no capítulo defensivo e sempre comandado por Alfredo Quintana, um verdadeiro gigante na baliza portista. Além do número um dos Dragões, também Yoel Morales esteve em grande plano a nível defensivo, protagonizando três roubos de bola que resultaram em três golos. Com dez minutos decorridos no segundo tempo, a vantagem dos azuis e brancos já tinha dobrado em relação ao intervalo (22-16) e não mais parou de crescer, resistindo inclusive ao cartão vermelho direto mostrado de forma pouco compreensível a Daymaro Salina (46m). Grande exibição do FC Porto e um triunfo que não deixa margem para qualquer dúvida: 36-24.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ABC, 36-24 
Andebol 1, Grupo A, 2.ª fase, 7.ª jornada
28 de abril de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Duarte Santos e Ricardo Fonseca

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.) (2), Victor Iturriza (3), Daymaro Salina (4), Marko Matic (1), Leandro Semedo, José Carrillo (4) e Ricardo Moreira (2)
Jogaram ainda: Nikola Spelic (4), Yoel Morales (3), Gustavo Rodrigues (5), Miguel Martins (1), Rui Silva (1), Alexis Borges (3), Hugo Santos e António Areia (3)
Treinador: Ricardo Costa

ABC: Humberto Gomes (g.r.), Diogo Branquinho (2), Hugo Rocha (6), André Gomes (1), Pedro Seabra (3), Pedro Spínola (2) e Ricardo Pesqueira (3)
Jogaram ainda: Emanuel Ribeiro (g.r.), Carlos Martins (1), Delcio Pina (2), Miguel Sarmento, Dario Andrade (3), José Costa, Cláudio Silva e Tomás Albuquerque (1)
Treinador: Carlos Resende

Ao intervalo: 17-14» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/andebol-fc-porto-abc-7jor-2fase-grupoa-andebol1.aspx


Andebol: FC Porto-ABC, 36-24 (Andebol 1, 2.ª fase, 7.ª jornada, 28/04/17)

Arte Literatura - Convite para a Apresentação do livro de Jorge Humberto Ramos Fernandes - 'Bairro Cova da Moura nos títulos de imprensa', Igreja da Buraca, 11 de maio, pelas 19H00.



«Convite acima.  

(Buraca | Convite para Apresentação do livro de Jorge Humberto Ramos Fernandes 'Bairro Cova da Moura nos títulos de imprensa'.)» in https://www.facebook.com/Livro.CovadaMoura.nos.titulos.imprensa/

Amarante Literatura - Nesse ano de 1906, Unamuno veio passar uns dias com o Poeta, na Casa de Pascoaes, este leu-lhe o manuscrito da «As Sombras», Miguel Unamuno, ficou deslumbrado.



«Pascoaes regressara a Amarante. Continuava ainda a advogar.

Nesse ano de 1906, Unamuno veio passar uns dias com o Poeta, na Casa de Pascoaes. Este leu-lhe o manuscrito da «As Sombras». Miguel Unamuno ficou deslumbrado. Dedicou-lhe um capítulo do seu livro «Por Tierras de Portugal y España». E dizia: «As Sombras» foram feitas com palavras cujas letras andavam há muito no ar à procura de se casarem.»

Unamuno era um grande conversador e, enquanto falava, ia recortando, com uma tesoura, várias figuras de papel representando animais, sobretudo pombas, que oferecia a minha Tia Maria da Glória e a meu irmão João.

«As Sombras» saíram nesse mesmo ano. É desse volume este poema: 


"Meu coração é tudo

Em certas horas, desejo
estar contigo, falar-te,
Mas não sei onde é que vives,
Coração!

Não fazes caso de mim.
Eu, para ti, não sou nada.
E amas tudo quanto existe
E não existe.

Sou caverna onde te metes,
Durante a noite somente.
Mal vem o dia, lá partes,
Coração!

Por isso, se quero ver-te,
Olhos as aves, os penedos,
As florestas, as montanhas
E o sol-pôr...

Quantas vezes, nos meus olhos,
És lágrima, a tremular;
E sorriso nos meus lábios,
Coração!

E as estrelas que arrefecem
Vão banhar-se em tuas chamas;
E cintilam como em novas,
As estrelas...

Apenas eu não consigo
Acompanhar-te, um momento,
Branca rosa, lírio roxo
Coração!

Sou a pegada que deixas
Neste lodo, quando passas,
A caminho do Infinito,
neste lodo...

Eu, para ti, não sou mais
Que um antro negro e profundo,
Onde só vens quando é noite,
Coração!"

Internet - O perigoso jogo online que já levou, "Baleia Azul", alegadamente, à morte de duas jovens, na Rússia, e está a preocupar as autoridades de vários países, chegou a Portugal, uma jovem de 18 anos terá tentado o suicídio no Algarve.



«"Baleia Azul": O jogo do suicídio já chegou a Portugal

O perigoso jogo online que já levou, alegadamente, à morte de duas jovens, na Rússia, e está a preocupar as autoridades de vários países, chegou a Portugal. Uma jovem de 18 anos terá tentado o suicídio no Algarve.

Uma jovem de 18 anos saltou de um viaduto, no Algarve, e foi encontrada com vários ferimentos. O episódio estará ligado à sua participação no jogo da "Baleia Azul", que consiste no cumprimento de 50 tarefas, atribuídas por um "curador", que incluem a automutilação e culminam no suicídio. Todo o processo é vivido debaixo de intensa pressão psicológica, com ameaças até à família dos jovens, caso não cumpram algum dos desafios diários.

O jornal brasileiro Globo teve acesso a uma mensagem recebida por um jovem de 22 anos: “Caso nos bloqueie ou nos ignore, mandaremos o seu número ao nosso chefe. Ele vai pegar nos seus dados e descobrirá o seu nome.”

A maioria das notícias sobre o perigoso jogo chegam do Brasil e da Rússia, onde já fez mesmo duas vítimas mortais: duas adolescentes, de 15 e 16 anos, atiraram-se de um prédio de 14 andares, em fevereiro. Uma delas partilhou no Facebook uma imagem de uma baleia azul.

No caso da jovem algarvia, a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã conta que o alerta foi dado na madrugada de quinta-feira, depois de terem sido ouvidos gritos junto a uma linha férrrea que passa por baixo de um viaduto na zona de Ferreiras, em Albufeira. A jovem foi resgatada pelos bombeiros com ferimentos na cara e numa das pernas, onde tinha escrito "sim", com uma navalha, de acordo o jornal.

Tanto a automutilação como o salto de uma ponte fazem parte das 50 tarefas impostas aos jovens que entram no jogo. Segundo o Globo, alguns desafios são tão simples como desenhar uma baleia azul numa folha, mas outros implicam o mesmo desenho mas no próprio corpo, com uma lâmina. A prova do cumprimento da tarefa (fotografia ou vídeo, conforme os casos) deve, depois, ser enviada ao "curador". Ver filmes de terror de madrugada (e depois ter de responder a perguntas sobre eles), subir a telhados ou "ficar doente" são outros dos 50 passos referidos pelos sites brasileiros.

O nome "Baleia Azul" é uma alusão ao comportamento que muitos crêem suicida das baleias, embora os biólogos já tenham posto de lado essa hipótese.» in http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-04-28-Baleia-Azul-O-jogo-do-suicidio-ja-chegou-a-Portugal

27/04/17

Ambiente e Ecologia - Um grupo de investigadores portugueses criou um sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos, permitindo uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais.




«PORTUGUESES LANÇAM PROJECTO INOVADOR PARA MONITORIZAR OCEANOS

Um grupo de investigadores portugueses criou um sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos, permitindo uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais. O inovador sistema será apresentado este sábado, pelas 16h00 no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

O conceito de monitorização integrada dos oceanos desenvolvido pelos investigadores do projecto MarinEye (um protótipo multitrófico para monitorização oceânica) vai fornecer ferramentas que permitem identificar alterações na biodiversidade.

Liderado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o projecto foi desenvolvido em colaboração com vários grupos de investigação portugueses nomeadamente o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Politécnico de Leiria (MARE – IP Leiria).

Em estreita ligação com o protótipo MarinEye surge também software que permite visualizar e sumariar os dados, além de desenvolver uma série de modelos cujo objectivo é integrar e identificar inter-relações entre os diferentes parâmetros químicos, físicos e biológicos obtidos através dos diversos módulos do MarinEye.

A habitabilidade do nosso planeta está dependente dos processos oceânicos, mas até à data não era viável observar e interpretar em simultâneo os diferentes componentes oceânicos, conjuntamente com diferentes níveis tróficos, desde microrganismos a mamíferos marinhos. “Estamos convictos que o conceito de monitorização integrada e sincronizada no tempo e espaço de parâmetros físicos, químicos e biológicos implementado no MarinEye, é essencial para o conhecimento da complexidade dos ecossistemas marinhos e será certamente, num futuro próximo implementado em diferentes observatórios oceânicos.”, referem Catarina Magalhães investigadora do CIIMAR e coordenadora do projecto e Eduardo Silva, coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC.

O projecto MarinEye foi financiado pelo programa EEA Grants em cerca de 400 mil euros.



#ambiente    #ecologia    #isep    #ipma    #oceanos

Ciências - Cientistas da universidade canadiana de Waterloo lideraram uma equipa de microbiologistas, geoquímicos e especialistas em água doce para estudar os lagos do 'Escudo Canadiano', designação de uma vasta região geológica no norte do Canadá.



«Lagos do norte do Canadá podem ajudar a perceber o início da vida na Terra

Uma equipa de investigadores descobriu que lagos no norte do Canadá podem fornecer pistas novas sobre os oceanos ancestrais e ajudar a perceber o início da vida na Terra.

Cientistas da universidade canadiana de Waterloo lideraram uma equipa de microbiologistas, geoquímicos e especialistas em água doce para estudar os lagos do 'Escudo Canadiano', designação de uma vasta região geológica no norte do Canadá.

Os lagos podem ser semelhantes aos oceanos do período Arqueano, compreendido aproximadamente entre os 3,8 mil milhões e os 2,5 mil milhões de anos, quando a vida microbiana se desenvolveu num mundo sem oxigénio.

A descoberta é importante porque há milhões de lagos no 'Escudo Canadiano' que parecem partilhar propriedades essenciais dos oceanos do Arqueano. Até agora, os cientistas basearam-se em quatro lagos com condições primordiais idênticas, a maioria dos quais encontrados em locais remotos ou ecologicamente sensíveis.

“Com tantos lagos para estudar, esta descoberta muda a forma como abordamos esse campo de investigação”, disse o coautor do estudo Jackson Tsuji, estudante de doutoramento do departamento de Biologia da faculdade de Ciências da universidade de Waterloo.

“É emocionante que esses lagos, que estão basicamente no nosso quintal, contenham informação que pode ter implicações para o clima global, passado e presente, e para a gestão da água”, acrescentou.

Os resultados da investigação, que foram publicados na revista científica ‘online’ “Scientific Reports”, têm potencial para transformar a maneira como os cientistas investigam as formas de vida mais antigas da Terra, que surgiram em oceanos sem oxigénio, com baixo teor de enxofre e ricos em ferro, elementos químicos essenciais para todos os organismos vivos.

Muitos lagos do 'Escudo Canadiano', também pobres em enxofre e ricos em ferro, desenvolvem camadas de água sem oxigénio no verão, mas que se misturam com camadas oxigenadas na primavera e no outono.

“Costumávamos pensar que encontrar um ambiente semelhante ao oceano Arqueano significava que tinha de se encontrar um lago em que as camadas de água não se misturassem. Os casos conhecidos até agora estão a centenas de metros de profundidade”, explicou Josh Neufeld, professor do departamento de Biologia.

Os investigadores podem agora usar os lagos como laboratórios vivos para estudar como é que os micróbios no passado funcionavam.

Os microrganismos detetados nos lagos agora identificados metabolizam os compostos de ferro com a ajuda da luz solar, o que pode ajudar os cientistas a entender como prever e controlar o crescimento de algas prejudiciais (porque o ferro desempenha um papel fundamental nesse desenvolvimento).

Além disso, comunidades microbianas únicas e desconhecidas anteriormente, especificamente micróbios que consomem metano no fundo destes lagos, têm grandes implicações nas emissões de gases de efeito de estufa.

O 'Escudo Canadiano', uma das maiores zonas ecológicas do Canadá, estende-se por mais de 20 por cento da massa terrestre do país.

Lagos idênticos podem ser encontrados na Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/lagos-do-norte-do-canada-podem-ajudar-a-perceber-o-inicio-da-vida-na-terra

Mundo - O fotógrafo amador Philip Dubbin, conseguiu captar imagens absolutamente fantásticas que mostram que em terras australianas, “bem lá em baixo”, também há lugar para a aurora austral.



«AURORA AUSTRAL: É TÃO PERFEITO, QUE QUASE PARECE MENTIRA

Quando pensamos numa aurora boreal, o nosso imaginário segue quase instintivamente para os países nórdicos. Mas do outro lado do globo, mais precisamente na Austrália, este mágico fenómeno natural também parece dar um ar da sua graça.

O fotógrafo amador Philip Dubbin, conseguiu captar imagens absolutamente fantásticas que mostram que em terras australianas, “bem lá em baixo”, também há lugar para a aurora austral.

“Ter o privilégio de observar a aurora é um momento tão relaxante, como inspirador”, conta Philip, que partilhou as suas maravilhosas imagens no mundo digital.

O mágico fenómeno visual é descrito como a versão do hemisfério sul da aurora boreal. Pode ser observado nos céus das regiões polares durante a noite, e acontece como consequência do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Simplesmente fascinante o poder da natureza!

Fotos: Philip Dubbin, via Bored Panda» in http://greensavers.sapo.pt/2017/04/27/aurora-austral-e-tao-perfeito-que-quase-parece-mentira/


(Aurora Austral!... Presente de Deus!)


(Aurora Australis In New Zealand)


(NASA ISS : Aurora Australis from space)

26/04/17

F.C. do Porto Ciclismo - A edição de 2017 do Grande Prémio de Mortágua terminou com quatro ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor entre os dez primeiros a cruzar a meta em Mortágua, ponto de partida e de chegada de mais uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Elite e de Sub-23.



«QUATRO PORTISTAS NOS DEZ PRIMEIROS DO GRANDE PRÉMIO DE MORTÁGUA

W52-FC Porto-Mestre da Cor venceu a classificação coletiva.

A edição de 2017 do Grande Prémio de Mortágua terminou com quatro ciclistas da W52-FC Porto-Mestre da Cor entre os dez primeiros a cruzar a meta em Mortágua, ponto de partida e de chegada de mais uma prova pontuável para a Taça de Portugal de Elite e de Sub-23.

No final dos 144 quilómetros, que incluíram três contagens de montanha, Joaquim Silva terminou na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor David Rodrigues (3h44m18s), da Rádio Popular Boavista. Cinco segundos depois acabaram Samuel Caldeira (3.º), Daniel Freitas (5.º) e Amaro Antunes (7.º), que encerrou o “lote” dos portistas que terminaram no top-10.

No que respeita a classificação coletiva, os Dragões foram os grandes vencedores, num pódio que ficou completo com a equipa da Rádio Popular Boavista (2.º) e da Miranda Mortágua (3.º).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/ciclismo-gp-mortagua-2017.aspx


Ciclismo: resumo do Grande Prémio de Mortágua (25/04/17)

Amarante Arte Urbana - Que andam os artistas de rua de Amarante a escrever em jeito de recados de Abril aos munícipes...


(Poemas e Canções de Abril... nas ruas de Amarante)



Manuel Freire - "Pedra filosofal"


"Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho 
é uma constante da vida 
tão concreta e definida 
como outra coisa qualquer, 
como esta pedra cinzenta 
em que me sento e descanso, 
como este ribeiro manso 
em serenos sobressaltos, 
como estes pinheiros altos 
que em verde e oiro se agitam, 
como estas aves que gritam 
em bebedeiras de azul. 

Eles não sabem que o sonho 
é vinho, é espuma, é fermento, 
bichinho álacre e sedento, 
de focinho pontiagudo, 
que fossa através de tudo 
num perpétuo movimento. 

Eles não sabem que o sonho 
é tela, é cor, é pincel, 
base, fuste, capitel, 
arco em ogiva, vitral, 
pináculo de catedral, 
contraponto, sinfonia, 
máscara grega, magia, 
que é retorta de alquimista, 
mapa do mundo distante, 
rosa-dos-ventos, Infante, 
caravela quinhentista, 
que é Cabo da Boa Esperança, 
ouro, canela, marfim, 
florete de espadachim, 
bastidor, passo de dança, 
Colombina e Arlequim, 
passarola voadora, 
pára-raios, locomotiva, 
barco de proa festiva, 
alto-forno, geradora, 
cisão do átomo, radar, 
ultra-som, televisão, 
desembarque em foguetão 
na superfície lunar. 

Eles não sabem, nem sonham, 
que o sonho comanda a vida. 
Que sempre que um homem sonha 
o mundo pula e avança 
como bola colorida 
entre as mãos de uma criança."


António Gedeão, in 'Movimento Perpétuo' 


Internet - O jogo que levou ao suicídio várias crianças e adolescentes em países como o Brasil e a Rússia já chegou às escolas portuguesas.




«Baleia azul. Os conselhos da PSP sobre o jogo fatal

O jogo que levou ao suicídio várias crianças e adolescentes em países como o Brasil e a Rússia já chegou às escolas portuguesas. Como o i noticia na edição de hoje, há links a circular por sms e whatsapp e mensagens a advertir para os riscos de entrar no desafio da baleia azul.

O i pediu à PSP alguns conselhos para que pais e filhos saibam o que fazer em caso de se sentirem ameaçados pelo "jogo":

- Aconselha-se os pais a manterem-se informados relativamente ao jogo e a alertar as crianças e jovens para as suas implicações;

- Deve existir uma maior supervisão e monitorização das atividades dos filhos na internet e das redes sociais;

- Importa ainda que os pais alertem as crianças sobre os riscos de adicionar desconhecidos e recomendem que apenas a família, amigos e pessoas da escola façam parte da lista de amizades nas redes sociais;

- A PSP recomenda ainda o bom uso dos meios digitais e informa que não há necessidade de proibir o acesso aos mesmos; 

- Ressalva-se que o mais importante é incentivar o diálogo e o debate no seio familiar sobre os assuntos relacionados com a segurança, perigos e privacidade na internet de forma a promover um maior conhecimento por parte das crianças e jovens;

- Sempre que os pais suspeitem que as crianças ou jovens estejam a ser alvo de violência psicológica ou intimidação devem dirigir-se à Esquadra da PSP mais próxima e efetuar uma denúncia relatando todos os factos.» in https://ionline.sapo.pt/560102


25/04/17

Sociedade - Numa palavra, eliminou-se a dor moral e a angústia metafísica mediante a abolição do espírito; trata-se do regresso do homem a uma existência puramente animal, pelo meu colega e amigo, Professor Guilherme Koehler.



«A anulação do espírito

«Aldous Huxley quis mostrar uma sociedade “científica” que não deixou rasto do direito natural nem da velha preocupação da justiça, uma sociedade na qual o ingénuo se sacrifica à colectividade, onde se encontram todas as comodidades materiais e já não se experimenta a necessidade de algum tipo de assistência espiritual, porque, com uma sagaz utilização dos reflexos condicionados, se suprimiram as tendências espiritualistas do homem. 

Numa palavra, eliminou-se a dor moral e a angústia metafísica mediante a abolição do espírito. É o regresso do homem a uma existência puramente animal».

Alfredo Saenz em “A Nova Orden Mundial no pensamento de Fukuyama”» in https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206771459324453&set=gm.1366703660050098&type=3&theater