24/02/15

Cidade do Porto - O Porto, o velho Porto tradicional e bairrista está a dar lugar a uma cidade cosmopolita e virada para o exterior e há um novo Porto a renascer e a impor-se a cada dia que passa, os estrangeiros que todos os dias aterram num dos melhores aeroportos da Europa, muitos vindos pela mão da Ryanair, circulam até ao centro histórico através do metro, que tem logo como cartão de visita as estações de um dos melhores arquitectos do mundo, Souto Moura.



«As pessoas que estão a deixar a sua marca no novo Porto

Número nunca antes visto de turistas, muita gente nas ruas, festas e festivais. Há um novo palpitar na cidade.

O Porto, o velho Porto tradicional e bairrista está a dar lugar a uma cidade cosmopolita e virada para o exterior. Há um novo Porto a renascer e a impor-se a cada dia que passa. Os estrangeiros que todos os dias aterram num dos melhores aeroportos da Europa, muitos vindos pela mão da Ryanair, circulam até ao centro histórico através do metro, que tem logo como cartão de visita as estações de um dos melhores arquitectos do mundo, Souto Moura. Já não procuram a cidade apenas pelo vinho e pelas varandas pitorescas da Ribeira, com roupa presa no estendal sob a égide do Douro. Hoje, os turistas procuram uma cidade reinventada que vai de Serralves- um dos maiores emblemas pós-moderno - à Casa da Música, ao Rivoli, ao Primavera Sound, sem esquecer o peixe fresco servido à mesa, ou até as tradicionais tripas e francesinhas. 

Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura da Câmara do Porto diz que esta é, aliás, a estratégia política e cultural da autarquia: "tentar conciliar dois vectores que parecem inconciliáveis: como podemos ter uma cidade muito popular e que gosta de si, das suas festas e das suas tradições e ao mesmo tempo é uma cidade cosmopolita". No fundo, como é que se pode articular "este Porto autêntico com o mundo, sem nos descaracterizarmos". Paulo Cunha e Silva diz que "temos que ter um elemento distintivo na marca Porto. E as sub-marcas são o vinho, a gastronomia, Serralves, Casa da Música, o barroco, o património mundial, o Nazoni, a escola de arquitectura, o desporto". É a cidade de Siza Vieira, de Belmiro de Azevedo, Rosa Mota, Manoel de Oliveira, Agustina Bessa Luís e Sobrinho Simões, mas já não é só isso.

Hoje, o mundo está de olhos postos no Porto e, mais do que nunca, fala dele. Os prémios, nomeadamente o European Best Destination 2014 deram uma ajuda que a cidade está a aproveitar. E o Porto "só consegue ser uma cidade internacional e atractiva para as pessoas de fora, se não for uma cidade artificial, se for uma cidade autêntica". O vereador da cultura, que já antes esteve envolvida na Porto Capital Europeia da Cultura em 2001, não tem dúvidas em dizer que "para que os turistas se sintam bem aqui" é preciso a cidade ser atraente para quem cá vive. 

A cidade hoje fervilha de gente. Há quarteirões inteiros requalificados, muitos bares, restaurantes e lojas a "pedirem" para ser visitadas. A baixa, outrora tão descaracterizada, é hoje procurada por míudos e graúdos. O São João, a festa das festas dos portuenses, parece saída à rua todos os fins de semana.

E não faltam festivais emblemáticos. É o caso do Primavera Sound. 

Pedro Moreira da Silva, responsável pela vinda do festival Nos Primavera Sound para o Porto diz que os responsáveis pelo festival em Barcelona apaixonaram-se pelo Porto, tendo considerado que a cidade era muito autêntica e que "havia um pulsar próprio". A caminho da quarta edição, Moreira da Silva diz que "estamos a falar de um espectáculo inteligente, que dá notoriedade à cidade, dá conteúdo cultural e é também um programa turístico". Pedro Moreira da Silva descreve o Primavera Sound como "uma plataforma de comunicação". A comprová-lo está a experiência que se fez na última edição onde se pôs à disposição do público o melhor que há no Porto, desde a Casa Guedes com as suas já míticas sandes de pernil com queijo da serra, passando pelos cachorros da Gazela, a Tasca da Badalhoca, e ainda pelos vinhos dos Douro Boys. Moreira da Silva diz que "pusemos milhares de pessoas [90 mil] a testemunhar o melhor que o Porto tem. Isto é identidade e fá-las apreciarem a cidade e sobretudo quererem repetir a experiência". 

Moreira da Silva não imagina, porém, que há 15 anos "existisse o Primavera Sound no Porto". "Há determinados factores que se alinharam e entre os quais está, claro, as companhia aérea ‘low cost'", refere. Mas esse factor não é o único factor. "Andamos pela Baixa e vemos estúdios de ‘design', de ilustração, há galerias, há vida, há movimento". Um movimento que já originou um problema aos promotores do festival. "Abrimos a conferência de imprensa ao público e este ano tinhamos 600 pessoas que queriam conhecer o cartaz do festival", conta Pedro a rir. 

Moreira da Silva adianta que "existe um novo Porto que está obcecado em mostrar o que de melhor se faz por cá. E eu diria que o Primaveria Sound se alinha com o pulsar diferente do "novo Porto".

Quem também parece cada vez mais entranhado na cidade é o vinho. O prestígio não é de agora, mas Beatriz Machado, directora de vinhos no The Yeatman Hotel, diz que o "fenómeno do Porto turístico começou há quatro anos, quando a cidade começou a ter as atenções internacionais". Hoje, salienta, "há pessoas que estavam fora e voltaram e começaram a dinamizar o centro do Porto". Sobre o sector que lhe é mais caro, diz que "o vinho sempre teve muita atenção em Portugal e no Porto, mas faltava um serviço de vinhos profissional que acompanhasse a nossa gastronomia, e aí apareceu o The Yeatman". Com a melhor vista da cidade do Porto, o hotel que está em Gaia é "procurado por quem gosta de conhecer o que é autêntico". A enóloga adianta porém que "apesar do Porto ser hoje uma cidade diferente há ainda muita coisa para fazer, nomeadamente ao nível de informação, que podia estar mais compilada" e sobretudo ao "nível dos mercados que nos procuram. Devíamos começar a abordar outro tipo de países".

Os aliados cada vez mais cosmopolitas

O ar cada vez mais cosmopolita do Porto é notório na Avenida dos Aliados. Marcas como a Fashion Clinic já se instalaram, no final do ano deve abrir um hotel de cinco estrelas do empresário Mário Ferreira e outros se vislumbram no horizonte. Luís Onofre, um dos mais conceituados estilistas do sector do calçado também já deu sinal de que poderá abrir ali uma loja a exemplo do que fez na Aveninda da Liberdade, em Lisboa. 

Paulo Cunha e Silva diz mesmo que "é legítimo que a Avenida dos Aliados pretenda ser uma rua semelhante às que existem em qualquer capital europeia, com uma loja Prada, Gucci, Louis Vuitton, mas só se a rua do Almada e a Rua das Flores se preservarem enquanto tal, com as suas lojas e o seu comércio característico". E salienta: "uma pessoa quando visita uma cidade procura as suas pluralidades e as suas singulariedades, e estas não se podem perder". É por isso que Cunha e Silva diz que na "Câmara temos a preocupação de ter um conceito mais amplo de cultura e consideramos que a cultura é um dos principais factores de desenvolvimento económico de uma cidade". 

Rui Moreira, o presidente da Câmara do Porto, que comanda os destinos da cidade há pouco mais de um ano, não gosta que se diga que o Porto está na moda. Para o autarca, esta nova dinâmica da cidade é já um crescimento sustentado. Uma opinião partilhada pelo seu vereador, que reconhece que "possa existir alguma euforia, mas há já uma sustentabilidade e o potencial de crescimento ainda não está esgotado". E acrescenta: "não há uma bolha turística que vá desaparecer, caso a Ryanair deixasse de ter uma base no aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que alías, eu não acredito que venha a acontecer. Até porque temos que vender a marca Porto integrada num ‘cluster' em que se inserem os vários "Património Mundial" que temos à nossa volta, como seja o do centro histórico do Porto, o de Guimarães, do Douro e Foz Côa". 

Cunha e Silva diz que "há maior atenção no que se passa na cidade, mas o principal palco da cidade é a própria cidade e os principais agentes culturais são os seus habitantes".

Requalificação urbana.

Se há área em que o Porto tem apostado e está hoje de cara diferente é a da requalificação urbana, uma vertente que é particularmente visível na baixa do Porto. 

Álvaro Andrade, da SpacialAr-TE, tem 43 anos de idade e é professor da Faculdade de Arquitectura do Porto, sendo autor de um dos dois projectos portugueses candidatos ao Prémio Mies van der Rohe com o centro de remo de alta competição de Vila Nova de Foz Côa. Para este arquitecto, que está também a reabilitar alguns edifícios para alojamento local, na rua da Vitória, no Porto, juntamente com o gabinete de arquitectura Loftspace, "há aqui um nova oportunidade para a arquitectura e uma diversidade de projectos". Álvaro Andrade considera que foram os estudantes do Erasmus que iniciaram esta nova vaga à volta do café Piolho e que rapidamente se estendeu a toda a baixa, dando este aspecto cheio de gente que hoje se vê". Mas o arquitecto não esquece que à volta do investimento, sobretudo privado, que tem existido em reabilitação e requalificação de espaço, tem que existir investimento público, sobretudo no sector cultural".» in http://economico.sapo.pt/noticias/as-pessoas-que-estao-a-deixar-a-sua-marca-no-novo-porto_212616.html


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