25/04/14

Desporto Futebol - O Barcelona confirmou na tarde destasexta-feira o falecimento de Vilanova, aos 45 anos, na Clínica Quirón, em Barcelona, onde foi operado ontem de uma obstrução de estômago causada pelo câncer contra o que lutava há mais de dois anos.



«O câncer de glândula parótida que Tito Vilanova não conseguiu vencer

O percentual de sobrevivência ao câncer aumentou muito nos últimos anos, mas no caso do ex-técnico do Barcelona Tito Vilanova, não foi possível superar o tumor de glândula parótida, apesar de seus esforços para derrotá-lo desde o final de 2011.

O clube espanhol confirmou na tarde destasexta-feira o falecimento de Vilanova, aos 45 anos, na Clínica Quirón, em Barcelona, onde foi operado ontem de uma obstrução de estômago causada pelo câncer contra o que lutava há mais de dois anos.

Vilanova foi operado pela primeira vez desta doença em novembro de 2011 no hospital Vall d'Hebron, também em Barcelona, por uma equipe especializada em cirurgia maxilofacial, mas sofreu uma recaída em dezembro de 2012 e teve passar de novo por uma cirurgia no mesmo hospital apenas um ano depois.

Embora tenha assumido o cargo de técnico do Barcelona após a saída de Guardiola, em julho do ano passado ele se viu obrigado a deixá-lo para se concentrar na luta contra sua doença, após realizar exames que deram maus resultados.

A glândula parótida é uma glândula salival de grande volume; há duas, uma de cada lado da cabeça, e são as causadoras da produção da maior quantidade de saliva que geramos.

Como qualquer órgão do corpo, a parótida pode sofrer uma degeneração das células que formam o tecido e levar à aparição de um tumor maligno.

Os sintomas costumam se apresentar mediante uma massa anterior ao lóbulo da orelha que se pode ser apalpada; a intervenção cirúrgica mais comum é realizar uma parotidectomia, que pode ser parcial ou total.

A recaída, como em todo tipo de câncer, depende do tipo de tumor, e não é simples prever o comportamento e a evolução de cada caso; alguns são muito agressivos e têm alto risco de recaída.

Especialistas afirmam que não existem fatores de risco determinantes, e ressaltam que os cânceres desta parte do corpo têm muita variedade de fatores, mas o estresse não é nenhum deles.» in http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/04/25/o-cancer-de-glandula-parotida-que-tito-vilanova-nao-conseguiu-vencer.htm


(Tito Vilanova Dies: Ex-Barcelona Coach Loses Cancer Battle Aged 45)


(RIP Tito Vilanova | 1968 - 2014)


(Tito Vilanova ● Tribute ● Thanks for Everything | 1968-2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover