07/04/14

Amarante - Artigo da Encyclopedia das Familias, 23.º Anno - N.º 272, Agosto de 1909, que destaca a então Vila de Amarante!




«Portugal pittoresco
Amarante

Esta villa, a 48 kilometros ao norte do Porto, é atravessada pelo rio Tamega e fica situada n'um valle. Tem magnificas estradas reaes que conduzem ao Porto, Villa Real e Peso da Regoa e produz magnificas castanhas, fructas e optimo vinho verde.

A villa de Amarante foi fundada pelos turdetanos, da Lusitania, 360 annos antes de Christo. Pela sua posição geographica foi, muitas vezes, campo de batalha, nas guerras da edade media, sendo, de todas as vezes, mais ou menos destruida, até que ficou arrazada.

Tem uma soberba ponte de pedra, um convento e uma magnifica egreja. A parte baixa d'esta villa, nas margens do rio, acha-se em lindissima posição. Tem bellos edificios e fica a 9 Kilometros da serra do Marão.

Amarante que é cabeça de concelho, tem algumas minas de prata e chumbo.

Em honra de S. Gonçalo de Amarante, padroeiro da villa, realisa-se todos os annos uma romaria a que afluem milhares de pessoas que vão, alegres e descuidadas, prestar culto ao santo eramita da Ordem dos Prégadores.

Este sumptuosissimo convento, cuja fundação o povo attribue a S. Gonçalo, que era frade d'esta ordem, foi fundado em 1541, por D. João III e sua mulher D. Catharina, e continuado por el-rei D. Sebastião.

A egreja, antes de se construir teve  a invocação de S. Verissimo, e foi sempre a matriz.

Concorreram para as obras d'este convento os dominicanos de Guimarães, onde S. Gonçalo de Amarante tinha sido frade, e os moradores de Amarante.

A rainha D. Catharina, mulher de D. João III, foi quem deu a egreja de S. Verissimo ao convento, em 1559, mudando n'essa ocasião de orago o qual passou a ser S. Gonçalo.

As devotas e velhas gaiteiras teem grande devoção por S. Gonçalo, pois que, ao contrário de Santo António todo dado às raparigas, era-lhes extremo affeiçoado, prodigalizando-lhe os seus favores...

É um dos santos mais populares de todo o Douro, onde é situada a villa de Amarante, pertencente ao Bispado do Porto, do qual dista uns 67 Kilometros.

A sumptuosidade d'este bello edificio é bem acusada pela estampa que hoje publicamos. » in Encyclopedia das Familias. 
--------------------------------------------------------------------------------------------
Revista e postal, cuja reprodução foi gentilmente cedida pelo meu Colega e Amigo, Professor Pedro Gonçalves, docente de História do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover