25/04/14

Desporto Futebol - Hernâni Gonçalves, conhecido como o "professor bitaites" pelas piadas que fazia em torno do futebol, morreu nesta sexta-feira, aos 73 anos, o antigo preparador físico da selecção portuguesa de futebol (quando esta foi treinada por António Oliveira), do FC Porto e Boavista encontrava-se em estado de coma após ter realizado um cateterismo, segundo revela o Jornal de Notícias.



«Morreu Hernâni Gonçalves, conhecido como “professor bitaites”

Antigo preparador físico da selecção de futebol, do FC Porto e do Boavista.

Hernâni Gonçalves, conhecido como o "professor bitaites" pelas piadas que fazia em torno do futebol, morreu nesta sexta-feira, aos 73 anos. O antigo preparador físico da selecção portuguesa de futebol (quando esta foi treinada por António Oliveira), do FC Porto e Boavista encontrava-se em estado de coma após ter realizado um cateterismo, segundo revela o Jornal de Notícias.

Foi em Bragança, a 8 de Setembro de 1940, que nasceu Hernâni Gonçalves. Já na adolescência, rumou ao Porto para prosseguir os estudos, tendo posteriormente estendido o seu percurso de formação a Lisboa, Bruxelas e Madrid. Concluiria a licenciatura em Educação Física e especializar-se-ia em Desporto de Alto Rendimento para, mais tarde, ainda se aventurar num curso de treinador.

Na década de 1970 deu entrada no FC Porto, para trabalhar com José Maria Pedroto, técnico com o qual enriqueceu o currículo, ao conquistar sete Taças de Portugal e oito campeonatos. E foi com Pedroto que rumou mais tarde ao Boavista e à selecção nacional, à qual voltaria já sob o comando de António Oliveira, no Euro 1996.

Fora dos relvados, Hernâni Gonçalves foi também vereador na Câmara Municipal do Porto, com o pelouro da Qualidade de Vida, quando esta foi presidida pelo socialista Fernando Gomes (PS). Gonçalves era também militante socialista e foi ainda comentador desportivo em vários órgãos de comunicação social.

O termo “bitaite” foi inventado pelo próprio, que costumava dizer aos amigos: “vou escrever o meu bitaite”, referindo-se a uma crónica que tinha no Jornal de Notícias.

O corpo de Hernâni Gonçalves estará em câmara ardente a partir das 16h deste sábado, na Igreja do Foco, no Porto, realizando-se no domingo, pelas 15h, na mesma igreja, a missa de corpo presente. O funeral será no crematório de Matosinhos.» in http://www.publico.pt/desporto/noticia/morreu-hernani-goncalves-conhecido-como-professor-bitaites-1633595

http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=2362212


R.I.P - Hernâni Gonçalves (1940-2014)


(Hernâni Gonçalves (Prep. Físico FC PORTO) no Domingo Desportivo - 1989/90 (I) !!!)


(Hernâni Gonçalves (Prep. Físico FC PORTO) no Domingo Desportivo - 1989/90 (II) !!!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover