14/04/14

Amarante Monumentos – Comemora-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que foi instituído em 1982 pela Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

thumbnail_3rika

«SOLAR DOS MAGALHÃES É MONUMENTO PARA O DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

AMARANTE – Comemora-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que foi instituído em 1982 pela Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte.

A partir daquela data, esta efeméride tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação e chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.

Este ano o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema “Lugares de Memória”. O Município de Amarante, tendo em conta o tema vai assinalar este dia destacando um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, o Solar dos Magalhães, através da reprodução de uma gravura que retrata o edifício no séc. XVIII.

Com esta iniciativa pretende-se recriar o agora monumento, outrora residência de uma das famílias nucleares da História da vila – à época – em particular e do País em geral, os Magalhães.

Recorde-se que o Solar foi uma das primeiras casas a ser incendiada aquando da Segunda Invasão Francesa, em 1809, encerrado na sua memória os momentos trágicos vividos pela “memorável villa d’Amarante” durante o episódio histórico conhecido por “Defesa da Ponte de Amarante”.» in http://local.pt/portugal/norte/solar-dos-magalhaes-e-monumento-para-o-dia-internacional-dos-monumentos-e-sitios/


(Recriação Histórica das Invasões Francesas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover