«Misericórdia lança “rota das igrejas” da cidade
A Misericórdia de Penafiel apresentou esta tarde a “rota das igrejas”.
A ideia é estimular visitas a dez templos religiosos existentes na segunda cidade mais antiga do distrito do Porto.
A cidade tem oito igrejas e duas capelas. Os templos encerram memórias de tempos idos e guardam, sobretudo, um espólio, rico e vasto, mas ainda desconhecido de muitos penafidelenses.
Ancorado no Museu de Arte Sacra, recentemente reabilitado e aberto ao público, junto à igreja da Misericórdia, a Santa Casa da Misericórdia, proprietária do templo e do museu, lançou a “Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” que começa já no próximo mês e estende-se até setembro.
A “rota” divide-se em dois percursos (um pedonal e outro de mini-autocarro), com visitas guiadas aos dez templos religiosos. As visitas decorrem nos primeiros e terceiros sábados, durante os meses de maio a setembro deste ano, com início às 9h30. No último sábado de cada mês realizam-se as visitas de mini-autocarro, sob marcação prévia, com início às 14h30.
Júlio Mesquita, provedor da Misericórdia de Penafiel, disse ontem que a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel é pioneira no país ao lançar uma “rota das igrejas” e a iniciativa reforça a vontade de a Mesa Administrativa em abrir a instituição à sociedade civil.
Ao mesmo tempo, pretende-se atrair mais visitas ao museu de arte sacra que já regista “um aumento significativo” de visitantes.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2766&Itemid=1
Sem comentários:
Enviar um comentário