19/01/12

Música Portuguesa - Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa!




«Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta


Trabalho está compilado no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira vai apresentar dois documentários na Guimarães - Capital Europeia da Cultura.


Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa.


A ideia foi criar, com a ajuda da Internet e das redes sociais, um espólio de música que prova que a tradição está viva.


O resultado está no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira, recusa o estatuto de "Giacometti português", mas já reuniu 700 vídeos com vozes muito diferentes.
Escondido atrás da câmara, registou para a posteridade grupos corais, folclore, violas campaniças, bandas pop-rock ou intérpretes de guitarra portuguesa, entre outros.
Nos passos de recolhas como as que foram feitas por Giacometti entre os anos 60 e 80, Tiago Pereira perdeu a conta à distância percorrida.
“É impossível perceber quantos quilómetros são porque é muita coisa, desde as ilhas, ao norte, ao sul, e as outras pessoas muito aqui em Lisboa e outras no Porto, etc… mas são centenas de milhar de quilómetros. Normalmente, digo a brincar que quando me dizem que Portugal é pequeno fico todo furioso, porque nós sabemos que é pequeno mas nunca mais se chega a sítio nenhum.”
"Paisagens sonoras"
Pelos caminhos de Portugal, Tiago Pereira usou as redes sociais e a Internet para descobrir músicos, às vezes em sítios mais recônditos.
Este projecto de salvaguarda da tradição musical portuguesa deu primazia em ir à procura dos autores no seu ambiente natural.
“Sempre foi muito importante ter a acústica dos locais, ter o ambiente sonoro e as paisagens sonoras de cada sítio onde íamos gravando as músicas. Há muitos vídeos da música portuguesa em que os músicos acabam e os sinos começam ou os passarinhos começam, quase parece pós-produção, mas não, foi mesmo assim e é mesmo giro que assim seja”, diz Tiago Pereira.
E será que depois deste ano de recolhas e deste arquivo sonoro agora disponibilizado, a música portuguesa ficou a gostar mais de si própria? Tiago Pereira conclui que a fonte de recolha musical não “secou” com os trabalhos de Giacometti e de Ernesto Veiga de Oliveira.
Entre muitos músicos anónimos, neste projecto participaram também nomes mais conhecidos como Cuca Roseta, António Zambujo ou Raquel Tavares.
"Eu vou a todo o lado"
Tiago Pereira rejeita comparações com Giacometti e explica as diferenças entre o seu trabalho e o do etnomusicólogo.
“Eu vou a todo o lado e o Giacometti não ia a todo o lado e também porque são coisas completamente diferentes, o meu trabalho não é científico, eu sou um artista que grava essas coisas todas mais como ‘samplers’, que depois remistura e remonta. Cada um tem o papel que tem no tempo que tem”, sustenta.
Ao mesmo tempo que fez este levantamento com a ajuda de uma equipa, Tiago Pereira foi também realizando dois documentários que serão apresentados dia 22 em Guimarães, na Capital Europeia da Cultura.
Esta sexta-feira, dia 20, há uma festa no Music Box, em lisboa, que assinala o primeiro ano do projecto "A música portuguesa a gostar dela própria".» in
Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover