10/01/12

Arte Fotografia - A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta até 11 de Fevereiro, uma exposição de fotografia da autoria do amarantino Eduardo Teixeira Pinto!




«Ponte de Lima recebe exposição de fotografia 'O Prazer de Fotografar'


A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima apresenta até 11 de Fevereiro, uma exposição de fotografia da autoria de Eduardo Teixeira Pinto.


O autor natural de Amarante, começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.


Foi membro activo de diversas comunidades de fotógrafos, nomeadamente «Associação Fotográfica do Porto», «Grupo Câmara» (Coimbra) e «Associação Fotográfica do Sul» (Évora). A sua obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar.


Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de


Pintores», «Matinal» e «Quietude», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Grande Prémio de Camões (1960), na época, uma das mais altas distinções a nível nacional.


Falecido em Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto, deixou um espólio fotográfico de valor incalculável sendo vontade da família promover a sua divulgação através desta exposição, com uma selecção de 38 fotografias, premiadas a nível nacional e internacional, representativas do percurso do autor.


A não perder, visite esta exposição de fotografia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, segunda feira, durante a tarde, das 14h00 às 18h30; de terça a sexta feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h30. Aos sábados, das 10h00 às 12h30.» in http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=58470

Feira Semanal da então Vila de Amarante, por Eduardo Teixeira Pinto.



(Homenagem Eduardo Teixeira Pinto - Fotografo Amarantino)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover