20/01/12

Fauna - Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA!




«Sete milhões de morcegos já morreram na América do Norte por um fungo


Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA. Um fungo chamado Geomyces destructans está a dizimar a população destes animais a uma velocidade cada vez mais rápida.


A doença é conhecida como síndrome do nariz branco (White Nose Syndrome, WNS, na sua sigla em Inglês) por causa do pó branco que apresentam os morcegos infetados. O fungo faz com que os morcegos que hibernam nas grutas despertem, levando-os a morrer de frio ou fome. Em algumas grutas os investigadores encontraram cerca de 99% dos exemplares mortos.


A doença foi detetada pela primeira vez numa caverna do Estado de Nova Iorque, e desde então que se registaram casos em 16 estados dos EUA e quatro províncias do Canadá.


Os morcegos desempenham um papel importante no ecossistema. O declínio da sua população pode ter consequências nos seres humanos no futuro, já que pode causar um aumento do número de insetos que deixariam de ser consumidos. Para além de controlarem as pragas da agricultura e das florestas, os morcegos evitam a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças aos seres humanos.


O mais afetado é o morcego-castanho-pequeno (Myotis lucifugus), um dos mais comuns nos EUA, Canadá e México. De acordo com uma investigação publicada em Agosto de 2010 na revista científica Science, a situação é tão grave que esta espécie poderia desaparecer do nordeste dos EUA dentro de 20 anos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk e www.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Sete-milhoes-de-morcegos-ja-morreram-na-America-do-Norte-por-um-fungo?bl=1


(Os Morcegos)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover