14/01/12

Amarante Artes: A Serrana, estabelecimento da Rua do Loureiro, alberga uma tela do pintor, Acácio Lino, natural de Amarante, datada de 1912.



«Pastelaria do Porto tem quadro centenário de Acácio Lino

A Serrana, estabelecimento da Rua do Loureiro, alberga uma tela do pintor natural de Amarante, datada de 1912.

Acácio Lino, formado na antiga Escola de Belas-Artes do Porto, foi um dos grandes nomes saídos dessa instituição de ensino, e também um dos responsáveis pela decoração do Teatro Nacional S. João do Porto. A sua obra está patente em instituições de referência no panorama nacional como o Museu Grão Vasco, o Museu Nacional Soares dos Reis ou o Museu José Malhoa (Viseu, Caldas da Rainha e Porto, respetivamente), mas uma das suas telas pode ser vista no teto da pastelaria A Serrana.

A obra, que assinala agora 100 anos, foi encomendada em 1912 para a Ourivesaria Cunha, um dos estabelecimentos mais célebres do início do Séc. XX portuense, que funcionou no mesmo local da Rua do Loureiro entre 1880 e 1914. Ao 'Porto24', a proprietária do estabelecimento fez notar que o quadro, que se junta a obras de outros antigos alunos da Escola de Belas-Artes do Porto como o escultor José de Oliveira Ferreira (autor das esculturas que adornam o primeiro piso do edifício) e o seu irmão Francisco de Oliveira Ferreira (que assina a arquitetura do espaço), "merecia ser alvo de restauro". No entanto, declarou à mesma publicação 'online' que a atual situação económica do espaço não permite o investimento no restauro do quadro e da sala.» in http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2239672&seccao=Artes%20Pl%E1sticas


«Acácio Lino

Acácio Lino de Magalhães, (Travanca, Amarante, 25 de Fevereiro de 1878 - Porto, 18 de Abril de 1956 (78 anos)) foi um pintor português.
Estudou na Escola de Belas-Artes do Porto e pintura terminando a sua formação com distinção, onde foi discípulo do pintor Marques de Oliveira, nos cursos de escultura, arquitetura, desenho e pintura terminando a sua formação com distinção.
Em seguida estagia em França (com Jean-Paul Laurens e Carmon), Itália e Suíça.
Depois do falecimento do escultor Teixeira Lopes, ocupa o seu lugar na Escola de Belas-Artes do Porto.
Está representado no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa, Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, Museu Grão Vasco em Viseu e o Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha. Foi um dos responsáveis pela decoração do Teatro Nacional S. João no Porto.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%A1cio_Lino

Mais informações sobre esta notável figura amarantina, no seguinte link:
http://sigarra.up.pt/up/web_base.gera_pagina?P_pagina=122501


(A Casa onde nasceu Acácio Lino - Travanca Vila Meã)

(Biblioteca de Vila Meã)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover