11/01/12

Amarante - Mais de duas dezenas de jovens da região de Amarante, alguns dos quais licenciados, estão a apostar na cultura de cogumelos e outros produtos agrícolas como alternativa à emigração e saída para a crise económica que afeta o Baixo Tâmega!

Foto: Lusa/Estela Silva

«Amarante: Cultura de cogumelos é alternativa à emigração de dezenas de jovens


Mais de duas dezenas de jovens da região de Amarante, alguns dos quais licenciados, estão a apostar na cultura de cogumelos e outros produtos agrícolas como alternativa à emigração e saída para a crise económica que afeta o Baixo Tâmega.


Desde 2009, têm entrado na Associação de Agricultores Ribadouro, que compreende os concelhos do Baixo Tâmega e do Vale do Sousa, vários pedidos de financiamento de investimentos agrícolas, nomeadamente para a produção de cogumelos.


Maria de Lurdes Cardoso, daquela associação, disse à Lusa que na área dos cogumelos já foram aprovados 25 projetos apoiados por fundos do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), no quadro dos incentivos à instalação de jovens agricultores.


Seis outros encontram-se em fase avançada de preparação e mais dez intenções de investimento estão a ser analisadas pela associação.


"Tem aparecido muita gente desempregada, pessoas licenciadas em várias áreas e pessoas que perderam o emprego", explicou, atribuindo esta situação à crise económica que afeta a região.


"Hoje, quase diariamente aparecerem pessoas para fazerem projetos e a maioria é gente licenciada", acrescentou a técnica.


Maria de Lurdes Cardoso sublinha que o Baixo Tâmega, por ser território de minifúndio, é propício à produção de cogumelos porque esta cultura não exige muito espaço.


Além disso, observa, não é necessário fazer um grande investimento, que pode ser comparticipado, e o retorno é relativamente rápido.


"Com os apoios do Proder, é fácil iniciar atividade e adaptar uma infraestrutura que já existe", disse a responsável da Associação de Agricultores Ribadouro.


A técnica reafirma que a cultura de cogumelos e de outros produtos, como os pequenos frutos e as hortícolas, já é vista na região como uma "oportunidade de futuro".


"Não são os filhos dos velhos agricultores, mas são já os netos. É gente jovem de outras áreas que vem para a agricultura, porque a alternativa era a emigração", insistiu.


Esta opinião é partilhada por Sandra Ferrador, técnica superior que acompanha várias produção de cogumelos atualmente em desenvolvimento no Baixo Tâmega.


À agência Lusa explicou que este tipo de cultura é vantajoso para a economia rural, porque o agricultor "tem a vantagem de ir investindo e, ao mesmo tempo, ter o retorno desse investimento de forma relativamente rápida".


A técnica sublinha, por outro lado, a possibilidade de serem aproveitadas estufas ou adegas abandonadas "que podem ser facilmente adaptadas, com um pequeno investimento, para a produção do cogumelo".


Foi o caso de Pedro Catão, de 36 anos, que aproveitou os terrenos da família para em 2011 avançar com um projeto de 50 mil euros, encontrando-se a produzir, em estufas, dois tipos diferentes de cogumelos - shiitaki e repolga.


O primeiro tipo, ainda em fase de inoculação, desenvolve-se em troncos de madeira. O segundo cresce em fardos de palha e já está a ser comercializado. O empresário disse à Lusa que tem garantido o escoamento da produção dos dois tipos de cogumelos.


@Lusa» in http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1213467




(Curso Cultivo do Cogumelo Champignon - Cursos CPT)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover