31/01/12

Energia Solar - É hoje oficialmente criado o Instituto Português de Energia Solar (IPES), que pretende contribuir para a projecção e o desenvolvimento do sector no país!




«Instituto Português de Energia Solar nasce hoje em Évora


IPES quer “servir de interlocutor” junto do Governo "em aspectos relevantes da política energética na área da energia solar".


É hoje oficialmente criado o Instituto Português de Energia Solar (IPES), que pretende contribuir para a projeção e o desenvolvimento do sector no país. O projecto é da Universidade de Évora, em conjunto com outras entidades.


O instituto destina-se a agregar as "competências dos seus associados na área da Energia Solar, buscando um valor acrescentado para cada um deles, em termos individuais e colectivos", explica a Universidade de Évora.


Visa ainda impulsionar actividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com a energia solar, assim como proporcionar projecção e orientação estratégica à indústria.


São associados fundadores do IPES a ADENE, a Lógica, a AREANATejo, o ISQ, o EDPi, a Martifer Solar, a EFACEC, a TUV, a DREEN/DeVIRIS, a Siemens Solar, a MAGPOWER, a AGPower, a Open Renewables, a GENERG, a Schreder, a WS-Energia, a Enercoutim, a Yunit e a Sun Aid.


O IPES ambiciona também "servir de interlocutor" junto do Governo "em aspectos relevantes da política energética na área da energia solar".


A escritura pública decorre esta manhã no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da universidade alentejana. O primeiro director do Instituto Português de Energia Solar vai ser Manuel Collares Pereira, titular da Cátedra BES – Energias Renováveis da Universidade de Évora.


Além da cátedra dirigida por Collares Pereira, a Universidade de Évora ministra a "primeira licenciatura" nacional em Engenharias Renováveis e mestrados, doutoramentos e investigação na área, acolhendo também projectos de demonstração tecnológica com empresas.» in 


(Gran Documental Energía solar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover