13/01/12

Amarante - O Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Taipa, inaugura, a 15 de janeiro, domingo, as obras de restauro da Igreja de S. Domingos, templo incluído no núcleo central do Centro Histórico de Amarante!




«Amarante: D. António Taipa inaugura obras de restauro da Igreja de S. Domingos


O Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. António Taipa, inaugura, a 15 de janeiro, domingo, as obras de restauro da Igreja de S. Domingos, templo incluído no núcleo central do Centro Histórico de Amarante.


O programa da inauguração - em que também participará o Presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu - inicia às 11:00, com a celebração de eucaristia solene na Igreja do Convento de S. Gonçalo, à qual se seguirá a distribuição de figos pelos presentes, seguindo-se uma tradição ligada ao culto de S. Gonçalo. De facto, no passado, a paróquia oferecia, durante o mês dejaneiro, figos aos devotos vindos de longe para orar ao santo.


Às 12:30, terá lugar uma visita guiada à Igreja de S. Domingos, com a explicação da intervenção produzida, realizando-se às 13:30 um almoço no Centro Pastoral, em S. Lázaro, aberto a toda a comunidade, e durante o qual terão lugar as intervenções das entidades convidadas.


Obras começaram há um ano


A Igreja de São Domingos foi fundada pela venerável Ordem Terceira do Patriarca São Domingos e a sua construção remonta ao início do século XVIII, vivendo, mais de trezentos anos depois, de novo, um grande momento com a intervenção de recuperação e valorização do espaço e do património que integra.


“O projeto de intervenção, esclarece Ana Ferreira, uma das técnicas envolvidas nos trabalhos, nasceu com a realização de um diagnóstico exaustivo das suas necessidades e foram contempladas todas as características e especificidades do imóvel e do seu património, para que a intervenção fosse a mais correta”.


Os trabalhos tiveram início há um ano com o tratamento das coberturas, porque, ao contrário de uma construção, na reabilitação a obra começa mesmo pelo telhado, é preciso parar as infiltrações, limpar as sujidades acumuladas durante anos e garantir estabilidade ao edifício, para depois se tratar dos elementos integrados mais delicados.


Envolvidos nos trabalhos estiveram cerca de 20 técnicos, entre conservadores-restauradores e engenheiros. O tratamento das peças móveis, como pinturas e esculturas, foi realizado no laboratório da empresa Signinum por ai estarem reunidas melhores condições para cuidar deste tipo de peças, muito valiosas.


Órgão de Tubos volta a tocar


Tal como o Órgão de Tubos da Igreja de S. Gonçalo, o da Igreja de S. Domingos vai voltar a tocar no próximo dia 15, depois de muitos anos em silêncio.


Com a recuperação do Órgão de Tubos da Igreja de S. Domingos, Amarante passa a dispor de dois daqueles instrumentos operacionais, facto não despiciendo numa cidade da sua dimensão, quer em termos patrimoniais, quer em termos de atratividade, já que acrescentam inegável valor à sua oferta turística no segmento cultural e religioso.


As obras de restauro da Igreja de S. Domingos foram realizadas com o apoio da Câmara Municipal de Amarante.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0NzU0Ijt9

(Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover