07/07/11

Política Nacional - "Moody's corta 'rating' de Portugal para 'lixo'"


Moody's corta 'rating' de Portugal para 'lixo'

Eudora Ribeiro

A agência de 'rating' cortou em quatro níveis a notação de Portugal para 'Ba2' devido ao risco de o País precisar de um segundo resgate.
A Moody's desceu o 'rating' de Portugal de 'Baa1' para 'Ba2' e revelou que a nova nota se mantém com perspectivas negativas, o que quer dizer que podem seguir-se novos 'downgrades' à nota do País em breve.
A agência de 'rating' explica esta revisão em baixa com dois factores. Por um lado, a casa de 'rating' argumenta que existe o risco crescente de Portugal precisar de um segundo pacote de empréstimos internacionais antes de conseguir regressar aos mercados com "taxas de juro sustentáveis" no segundo semestre de 2013.
A Moody's indica também que existe uma "possibilidade crescente de a participação dos investidores privados [nesse segundo 'bailout'] ser imposta como pré-condição" de uma nova ronda de empréstimos internacionais, tal como está a ser estudado em relação à Grécia.
Por outro lado, a Moody's justifica o 'downgrade' com o agravamento dos receios de que Portugal não será capaz de cumprir a 100% as metas de redução do défice e da dívida acordadas com a União Europeia (UE) e com o Fundo Monetário Internacional (FMI), no âmbito do empréstimo de 78 mil milhões de euros, devido aos "desafios formidáveis que o País está a enfrentar ao nível da redução das despesas, cumprimento das obrigações fiscais, crescimento da economia e apoio ao sistema financeiro".
Recorde-se que Portugal se comprometeu em reduzir o défice para 5,9% no final deste ano e para 3% do PIB em 2013.
A Moody's também desceu a dívida de curto prazo de Portugal para 'Not prime', o nível equivalente a 'lixo' na dívida de longo prazo.
Trata-se do primeiro 'downgrade' ao 'rating' do País desde as eleições que deram a maioria ao PSD e surgem numa altura em que o Governo de coligação PSD/CDS-PP já anunciou que será cobrado este ano um imposto extraordinário equivalente a 50% do subsídio de Natal para acelerar a redução do défice.
A Fitch e a Standard and Poor's têm um 'rating' de 'BBB-' para Portugal.» in 

Moody`s corta "rating" de Portugal em quatro níveis para "lixo".
---------------------------------------------------------------------------------------------------
O poder destas agências de "rating" é, no mínimo, estranho... se nós apertamos o cinto e mesmo assim somos lixo, só seremos ouro para estes senhores, que têm o poder de abanar uma nação, quando morrermos todos à fome... revolta amigos, quererem desaparecer a secular Nação Portuguesa... acho que caminhamos para uma guerra global provocada pelos poderes Político e Económico!

O murro no estômago que foi dado a Portugal... pelas Agencias de rating!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover