30/07/11

Justiça - Marinho Pinto diz que estagiários apanhados a copiar deviam ser expulsos da Ordem dos Advogados!



«Marinho Pinto diz que estagiários apanhados a copiar deviam ser expulsos da Ordem dos Advogados

O bastonário da Ordem dos Advogados (OA) disse  hoje que os advogados estagiários apanhados a copiar num exame de estágio  deviam ser expulsos da OA , mas que a lei e a Constituição permitem que  voltem a inscrever-se, para repetir o exame. 

António Marinho Pinto comentava à agência Lusa o facto de uma dúzia  de advogados estagiários terem sido apanhados a copiar no exame que daria  acesso à segunda fase do estágio, mas podem voltar a inscrever-se para repetir  o exame dentro de meses. 
Apesar de entender que o mais correto seria aqueles advogados estagiários  serem afastados da Ordem, sem possibilidade de se inscreverem para repetição  de exame, o bastonário sublinhou que os infratores serem apenas uma dúzia  em cerca de 1.700 candidatos. 
Marinho Pinto disse ainda que esta situação "não tem comparação com  o escândalo" ocorrido no Centro de Estudos Judiciários (CEJ) em que houve  copianço generalizado e os candidatos a magistrados em causa foram "premiados"  administrativamente com uma nota positiva (10 valores). Após o caso ter  sido divulgado, o CEJ anulou a prova, que foi repetida.  
O bastonário notou ainda que os candidatos a magistrados do CEJ utilizaram  "métodos fraudulentos" para aceder a um órgão de soberania, onde irão julgar  outras pessoas, pelo que o grau de honestidade destes profissionais tem  de ser o mais elevado possível. 
Entretanto, o Conselho Distrital de Lisboa da OA emitiu hoje um comunicado  a confirmar que alguns alunos copiaram na Prova de Aferição do 1. Curso  de Estágio de 2011 da Ordem dos Advogados, realizada nos dias 18, 20 e 22  de julho, como noticiou o semanário Sol. "Realizaram a Prova de Aferição, pelo Conselho Distrital de Lisboa,  seiscentos e cinquenta e cinco advogados estagiários, o que totalizou mil  novecentos e sessenta e cinco testes escritos, dos quais treze (uma insignificante  minoria, portanto) foram anulados pela Direção do Centro de Estágio, por  ter sido detetada a utilização de elementos cuja consulta não era permitida",  refere o comunicado. 
O Conselho Distrital realça que "as anulações foram fundadas em factos  objectivamente verificados na ocasião".» in http://sicnoticias.sapo.pt/pais/article714763.ece



Marinho Pinto continua a falar em linha recta, sem medos... a verdade dói, mas deve ser dita!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover